Prefeitura discute projeto de aleitamento materno

2021-10-17 09:21:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto: Maurício Porão
A principal meta é transformar a Casa da Criança em um Núcleo de Amamentação

Com o objetivo de discutir a implantação do projeto "Amamentação Macaé", que visa reduzir a morbi-mortalidade infantil e aumentar a prevalência do aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e complementar até dois anos ou mais, o prefeito Welberth Rezende recebeu, na tarde desta sexta-feira (15), a enfermeira e idealizadora do projeto Lívia Sá. Ela tem como principal meta transformar a Casa da Criança em um Núcleo de Amamentação de Macaé, com atendimento diário em livre demanda.

"O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde", destacou o prefeito.

O projeto consiste no levantamento da taxa de aleitamento materno de mulheres que realizaram o pré-natal nas Estratégias Saúde da Família (ESF) no último ano.

"A proposta é capacitar enfermeiras e equipes dos dispositivos que atendam mães e bebês em fase de aleitamento e criar a Central de Estatística em Aleitamento, que será atualizada em tempo real. O projeto ainda prevê a realização de rodas de conversas, atendimento individual sobre amamentação durante a gestação e após o nascimento, visita domiciliar no primeiro mês, acompanhamento de desmame, entre outras ações", destacou Lívia Sá

Já no Hospital Público Municipal (HPM), as medidas implantadas serão: a criação de políticas de redução de violência obstétrica e pediátrica; não indicar uso de bicos artificiais e fórmulas sem a real necessidade; atendimento focado na amamentação e sempre que necessário durante a internação; incentivar hora dourada em parto normal e cesárea; e encaminhar relatório de amamentação para a unidade de referência da mulher.

O leite materno é um alimento completo, que fornece nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos. O alimento protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Busca

Acesso Rápido

Destaque