Prefeitura e Benedita podem fazer parceria em projetos sociais

11/05/2005 17:40:16 - Jornalista: Eny Maria Rios

O prefeito Riverton Mussi recebeu nesta quarta-feira (11) a ex-ministra de Ação Social e ex-governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), que preside a Fundação que leva o nome dela, para conversar sobre parcerias em projetos sociais. Riverton afirmou que o governo está à disposição da Fundação Benedita da Silva para fazer convênios voltados para famílias carentes e todos os segmentos da população menos favorecidos.

- É sempre uma satisfação a presença da ex-governadora. Ela tem uma afinidade grande com Macaé. Temos certeza que poderemos fazer parcerias e unir ações para fortalecer os trabalhos sociais desenvolvidos tanto pela prefeitura como pela Fundação – ressaltou o prefeito. Ele apresentou para Benedita parte dos cerca de cem projetos sociais desenvolvidos pela prefeitura na área de família, criança e adolescente, terceira idade, mulher, portador de necessidades especiais, entre outros.

Riverton destacou que a população é quem ganha com a manutenção de parcerias voltadas para projetos sociais, com ênfase em famílias carentes. “O que pudermos fazer de parceria, estamos prontos”, disse o prefeito. A ex-governadora comentou que encontrou grande receptividade na cidade. “Percebi que Macaé possui grandes potenciais na área social e poderemos fazer parcerias com o prefeito”, disse.

FAMÍLIA - De acordo com Benedita, a Fundação está buscando condições para ampliar atividades na área social de integração da família. “Estamos conhecendo os projetos sociais para que na medida em que a Fundação tenha recurso e aqui houver demanda, façamos a parceria. Queremos desenvolver projetos em que os beneficiados tenham inserção na família. Trabalhamos desde a estética até a questão da qualificação, que interessa ao desenvolvimento econômico do município”, informou.

A ex-governadora detalhou que a Fundação fornece cursos na área de qualificação profissional, de acordo com a demanda de cada cidade. “Identificamos qual é o mercado de determinada região para que os cursos atendam as necessidades locais. Queremos garantir a inserção na rede de produção”, observou. Ela disse também que a prioridade da Fundação é manter parcerias para a população considerada abaixo do nível de pobreza.

- Vamos abrir um escritório em Atlanta, um no Senegal, para estar junto das empresas internacionais que atuam no Brasil com o objetivo de que elas possam assumir conosco projetos que atendam as necessidades de nossas cidades – destacou a ex-governadora.

Após o almoço, Benedita da Silva, acompanhada da vereadora Marilena Garcia (PT) e do presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernando Horta, visitou a sede da Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (SEMPROS). O grupo foi recepcionado pelo secretário Waldeci Brandão. Em seguida, a comitiva visitou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI-Fronteira). A ex-governadora foi recebida pelos alunos e ouviu emocionada a música composta em sua homenagem. Após, ela assistiu a uma apresentação especial de capoeira, com os alunos.

A ex-governadora falou da importância da continuidade do trabalho do PETI pelo município. “Acho muito importante o trabalho realizado aqui. Temos outra visão social da problemática que envolve a criança carente. Outro fator importante é a cultura regional, sem divisas, no aprendizado inserido. Aqui a criança se sente protegida e cria novos incentivos, com segurança total para que não tenham um futuro desastroso”, enfatizou.

Benedita declara apoio à formação da Competro

Durante o encontro com Benedita, o prefeito explicou o projeto para a criação da Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo (Competro), que visa unir as cidades produtoras de petróleo para lutar pelos interesses em comum. “A Confederação é importante para que os municípios produtores de petróleo possam trabalhar em conjunto. Vamos junto ao Congresso Nacional buscar apoio de deputados federais e senadores”, assinalou.

De acordo com ela, a busca de apoio no Congresso será feita para estimular os parlamentares para que eles possam apoiar a iniciativa de Riverton para a criação da Competro, que já tem o apoio de chefes de executivo de cidades capixabas e também do governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem partido). A petista salientou que vai buscar apoio também no governo federal, no qual ela tem boa circulação.

- A Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo poderá ser um instrumento que norteia políticas do governo em relação aos royalties do petróleo – analisou, completando que vai tentar uma reunião com o deputado federal Virgílio Guimarães, relator da emenda do artigo 97, que divide a verba dos royalties entre todos os estados e municípios produtores e confrontantes do país. “Nossa reunião será para que ele possa conversar com prefeitos e vereadores para que o relatório contenha os interesses dos municípios”, concluiu a ex-governadora.