Prefeitura e Câmara Municipal de Macaé querem Uned independente

31/03/2005 18:10:55 - Jornalista:

A Uned/Macaé pode se tornar uma escola independente. O pedido foi feito ao representante do Ministério da Educação no Estado do Rio, William Campos, nesta quarta-feira, dia 30, durante o Encontro do Conselho Estadual de Entidades de Base de Macaé (CEEB), que discutiu a interiorização e a reforma do ensino universitário. O professor William Campos achou justa a reivindicação e prometeu se empenhar junto ao ministro da Educação, Tarso Genro, para que Macaé consiga ter um CEFET com administração independente, desligando a UNED do município de Campos.

O pedido de autonomia foi feito pelo presidente da Câmara Municipal Eduardo Cardoso, a vereadora Marilena Garcia, o secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, o secretário de governo André Braga, o presidente da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, e o gestor do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (FUNDEC) Jorge Tavares.

Ficou acertado com o representante do Ministério da Educação que o prefeito Riverton Mussi fará um seminário sobre a ampliação da Uned. Além disso, o professor William se comprometeu a agendar uma conversa entre o Prefeito e o Ministro Tarso Genro, em sua próxima visita a Campos, em 12 de maio, quando Riverton Mussi vai comparecer acompanhado de uma comissão de vereadores e secretários de governo.

Durante o evento do CEEB, o professor William Campos incentivou o presidente da Câmara a lutar pelo projeto de independência da Escola Técnica de Macaé, com a participação da sociedade e a mobilização dos estudantes. Foi formada uma comissão para levar o assunto adiante, que se reuniu na quinta-feira e, dentre algumas medidas, decidiu se encontrar com William Campos na próxima semana. Ficou decidido que será feito um abaixo-assinado para a população se manifestar, a partir de terça-feira, 05 de abril, em pontos de maior fluxo de pessoas, e mobilizar os estudantes.

A comissão macaense de parlamentares e secretários municipais vai anexar aos documentos pesquisas do GEPS e da Rede Petro, sobre os cursos mais procurados pela população e a maior oferta de mão-de-obra qualificada por parte das empresas de Macaé.