Prefeitura e empresários unem propostas para gerar crescimento econômico

10/03/2005 18:12:11 - Jornalista:

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Castanhola Gurgel, proferiu na noite de quarta-feira palestra para um grupo de empresários, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM). A palestra faz parte do projeto do prefeito Riverton Mussi de alinhar o programa de governo com as instituições e entidades que contribuem para o desenvolvimento econômico do município, como a FIRJAN, SEBRAE, ACIM, CDL e Petrobrás.

“O que estamos fazendo hoje é aproximar a secretaria dessas instituições para podermos saber quais as principais necessidades das empresas, que representam de fato nossos clientes, e dos investidores que querem ampliar seus negócios em Macaé”, explicou o secretário. O encontro serviu também para abrir um canal de conversação, alinhando governo e empresários com o intuito de buscar propostas, soluções e respostas para o crescimento do município. Hoje a prefeitura atende especificamente ao setor que atuam na logística offshore, ou seja, empresas de serviços e agenciamentos marítimos e de navegação.

Durante a palestra Alexandre Gurgel apresentou as principais diretrizes e projetos da secretaria como o pólo industrial e de serviços e, também, a sala do empreendedor. “A sala do empreendedor vai permitir que os empresários recebam informações sobre andamento de seus processos, trabalhando mais próximo das secretarias responsáveis pela execução das diversas etapas das ações”, ressaltou.

Entre algumas diretrizes apresentadas estão a definição de políticas para fortalecimento das atividades comerciais, industriais, e energéticas, estabelecendo parcerias e consórcios; incrementação de programas e projetos voltados para a dinamização do comércio de importação e exportação, especialmente no setor petrolífero e fomentar a qualificação da mão-de-obra para os diversos segmentos econômicos.

Para o comandante da Capitania dos Portos, Vinicius de Aquino Marques, que participou da palestra, essa iniciativa da prefeitura porque trouxe a indústria offshore para junto do poder púbico. “A indústria offshore está presente no contexto de crescimento de Macaé. Hoje estamos começando um caminho, através da prefeitura, em trazer estas empresas para ficar mais próxima do governo”, disse.

Na opinião do empresário Gilson Gonçalves Ribeiro Júnior o governo Riverton acertou com essa iniciativa que só tem a dar bons resultados. Há dez anos em Macaé ele disse nunca ter visto um projeto concreto como este para o desenvolvimento da cidade. “Todos nós sairemos vencedores nesse processo. A apresentação feita pelo secretário e as sugestões formuladas pelos empresários poderão resolver os problemas que nos afligem”, finalizou.