Prefeitura e Judiciário promovem reunião para incentivar adoção

11/10/2005 16:39:11 - Jornalista: Sonia Braga

A prefeitura de Macaé, através da Fundação de Ação Social (FAS), firmou parceria com o Judiciário para incentivar a adoção no município. A reunião aconteceu na manhã de terça feira (11), no Fórum, com a presença do presidente da FAS, Fernando Horta, Juiz de Direito da Segunda Vara da Família, Infância, Juventude e Idoso da Comarca de Macaé, Glaucenir Silva Oliveira e representantes da sociedade civil. O Grupo de Apoio à Adoção existente no município será ampliado a partir da reunião e segundo a necessidade.

A abertura contou com explanação do juiz, Glaucenir e em seguida, o presidente da FAS, Fernando Horta que dissertou sobre “O papel dos Grupos de Apoio à Adoção”. A reunião contou também com o fundador do grupo “Quintal da Casa de Ana” e promotor de Justiça de Niterói, Sávio Bittencourt, que falou sobre o resultado da Política de Abrigo e Realocação Familiar no Município de Macaé.

De acordo com o juiz Glaucenir, adoção significa fraternidade, amor e carinho. “Apesar de ser um ato puramente de amor, a adoção suscita grandes indagações que diz respeito à família e mexe com interesses de quem já tem a guarda ou pretende adotar uma criança”, explicou.

Segundo o juiz, apesar da criação do Grupo de Apoio à Adoção e da vontade de abrigar crianças colocadas para adoção, a família pretendente passa por um estudo social e psicológico, onde a estrutura familiar conta muito. “Precisamos averiguar se a criança crescerá num ambiente propício à sua educação e bem estar. É uma burocracia obrigatória”, enfatiza.

O presidente da FAS, Fernando Horta, explicou que a parceria irá beneficiar as 21 crianças abrigadas no Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência -CEMAIA. “Nosso principal objetivo é incentivar a adoção, principalmente de crianças com mais de três anos. A maioria dos casais procura criança recém-nascida ou, no máximo, com quatro anos e, preferencialmente, da cor branca. Precisamos mudar isto e esta será a missão do Grupo de Apoio à Adoção”, falou.

Horta falou ainda sobre o projeto público municipal que será implantado “Uma Família para cada criança”. “Este projeto visa incentivar famílias a dotarem as 21 crianças que estão abrigadas no CEMAIA, através do Grupo de Apoio à Adoção”, finalizou. Uma nova reunião foi marcada para o dia 19, onde será definido o nome do Grupo, que será escolhido através de concurso, envolvendo crianças do município.