Prefeitura e Ministérios unem forças para viabilizar projetos

16/03/2005 15:43:48 - Jornalista:

O Secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Castanhola Gurgel, e o secretário de Ciências e Tecnologia, Guilherme Jordan, vão participar do evento “Seminário de Tecnologia Industrial Básica – 20 Anos Contribuindo para Qualidade e Inovação no Brasil”, que acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, no Rio de Janeiro.

A realização deste evento celebra a trajetória do Programa Tecnologia Industrial Básica (TIB) e tem como objetivo apresentar estado da arte, a visão de futuro e discutir os desafios e oportunidades para o Brasil nesta área.

A equipe do prefeito Riverton Mussi estará representando o município na abertura do evento, que contará com as presenças do Ministro de Estado de Desenvolvimento e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan e do Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Também participam os presidentes do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), da Confederação Nacional da Indústria e do Serviço Nacional de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas.

“Estas e outras ações caracterizam a integração das secretarias no novo governo de Macaé com ênfase no sucesso dos projetos em andamento”, disse Alexandre Gurgel.
Neste ano, completam-se 20 anos do Programa Tecnologia Industrial Básica (TIB), que vem obtendo expressivos resultados no apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura de serviços tecnológicos como suporte à atividade produtiva.

O programa compreende as áreas de Metrologia, Normalização, Avaliação da Conformidade, Tecnologia de Gestão, Informação Tecnológica e Infra-estrutura de Serviços em Propriedade Intelectual. Este Seminário é direcionado a especialistas, técnicos, pesquisadores, gestores de instituições, pesquisa, universidade, empresas, governo e empresários.

O Programa Tecnologia Industrial Básica, estruturado pela Secretaria de Tecnologia Industrial do antigo Ministério da Indústria e Comércio, no início da década de 1980, entrou em operação em 1984. “A comemoração dos 20 anos do Programa refere-se a sua implementação”, finalizou o secretário.