Prefeitura e UFRJ realizam Dia da Vigilância Alimentar e Nutricional na Cidade Universitária

09/08/2019 10:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Além de excesso de peso, que são os casos de sobrepeso, também houve registros de pessoas com baixo peso

Alunos, professores, servidores técnico-administrativos e visitantes da Cidade Universitária fizeram, durante esta quinta-feira, a sua avaliação antropométrica, gratuitamente, ou seja, se pesar, aferir a estatura, calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e, nos casos necessários, receber encaminhamento para tratamento na Rede de Atenção Básica do município. A ação “Lands de Portas Abertas” – Dia da Vigilância Alimentar e Nutricional, do Laboratório de Avaliação Nutricional e Diagnóstico em Saúde (Lands), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé), é implementada em parceria com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da Secretaria Municipal de Saúde.

Os objetivos são comemorar os 10 anos de implantação dos cursos da área de Saúde da UFRJ no município e ampliar o acesso dos universitários à rede pública municipal de Saúde. Os resultados dos primeiros entrevistados e avaliados, na parte da manhã, chamaram a atenção dos profissionais e dos alunos do curso de Nutrição envolvidos com a ação: 10 pessoas apresentaram excesso de peso e foram encaminhadas para atendimento gratuito com nutricionistas da rede. A nutricionista da Catan, Carolina da Costa Pires, gestora técnica municipal do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sivan Web), disse que esse número impressiona e pode ser ainda maior levando-se em conta que foram entrevistadas 80 pessoas nas primeiras três horas da atividade e nem todas que precisavam quiseram o encaminhamento.

Além de excesso de peso, que são os casos de sobrepeso e obesidade, também houve registros de pessoas com baixo peso. Os participantes recebem na hora o diagnóstico nutricional e também o encaminhamento para fazer o seu cartão do Sistema Único de Saúde.

“É importante esta ação porque o público universitário, principalmente, apresenta insegurança nutricional associada ao uso de alimentos não saudáveis e é bom que todos saibam que o município tem uma rede de saúde de qualidade para atendê-los”, destacou Carolina Pires. Paralelamente ao atendimento, as pessoas participam de palestra sobre boas práticas alimentares com a também nutricionista do Catan, Lilian Scherrer.

Aluna do quarto período de Nutrição, Eduarda Vasconcelos, 20 anos, foi uma das que fizeram a avaliação. Ela contou que é de Conceição de Macabu e, durante os três primeiros períodos da faculdade, ia e vinha todos os dias e, assim, não tinha tempo para cuidar da saúde. “Mas fui contemplada com a seleção da Moradia Estudantil e estou morando em Macaé, o que facilita a minha vida para estudar e cuidar de mim. Senti que passei a ficar acima do peso e esta ação me incentivou a começar um atendimento”, contou. Moradia Estudantil é um projeto da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação, que garante moradia gratuita a universitários de instituições públicas do município por meio de processo seletivo junto às faculdades.

A coordenadora do laboratório e professora do curso de Nutrição da UFRJ, Jane Capelli, disse que, durante este mês de agosto, cada curso de saúde da universidade fará seu evento comemorativo das chamadas “Bodas de Estanho”, que simbolizam 10 anos de funcionamento desses cursos que iniciaram as suas atividades em Macaé em agosto de 2009. O curso de Nutrição, além deste dia, fará atividades também em 28 e 29 de agosto. Enfermagem e Obstetrícia e Medicina também terão as suas ações isoladas; e a solenidade conjunta em comemoração ao início das atividades desses cursos, em Macaé, será no dia 21, com presença da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

“O Lands está sempre de portas abertas para receber as pessoas que querem conhecer as boas práticas alimentares e cuidar da saúde”, enfatizou a professora Capelli. Quem quiser participar ainda dá tempo. A Cidade Universitária fica à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas