Prefeitura entrega reforma do Colégio Municipal Maria Isabel

06/04/2006 15:50:21 - Jornalista: Janira Braga

Mil e novecentos alunos do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão foram beneficiados com as obras de reforma e reestruturação da unidade escolar, realizadas pela secretaria de Obras e entregues pelo prefeito Riverton Mussi (PSDB) nesta quinta-feira (6). Durante a visita ao colégio, o prefeito também entregou o kit de material esportivo, elaborado pela secretaria de Educação, para os alunos. Outras 19 escolas municipais estão recebendo o kit nesta semana.

- A reforma vai dar mais condição ao colégio de promover suas atividades e mais conforto aos alunos para estudar – afirmou o prefeito, lembrando que já estudou no colégio, chamado anteriormente de Caetano Dias, quando só tinham duas salas de aula e posteriormente, voltou a freqüentar a unidade como professor de educação física. “Nossa meta é oferecer qualidade de ensino e instalações adequadas para as escolas”, comentou.

A diretora do colégio, Lucy Simões, informou que os 1,9 mil alunos estudam em três turnos divididos em 56 turmas de Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), Ensino Médio e ensino de jovens e adultos. O Ensino Médio é por lei, obrigação do Estado, mas em Macaé, a prefeitura mantém algumas turmas desta fase escolar.

A prioridade em investir em educação foi abordada pelo prefeito ao falar para os estudantes do colégio. “Estamos construindo o Complexo Universitário, que abrigará universidades públicas e privadas em um mesmo lugar, estamos negociando a vinda de mais nove cursos universitários da UFRJ para Macaé, como o de graduação em Engenharia Mecânica, além de cursos da UFF e de outras faculdades públicas. Também estamos em fase de negociação com a Universo e a Unigranrio”, disse.

Outra novidade que o prefeito informou é o projeto de lei que o governo municipal vai enviar para aprovação do Legislativo para incentivar o ingresso do jovem macaense em universidades particulares do município. “Vamos enviar um projeto de lei concedendo um auxílio que varia de 20% a 80%, não ultrapassando o valor de um salário mínimo, para o jovem morador de Macaé ter oportunidade de fazer uma faculdade particular instalada na cidade”, detalhou.

A secretária de Educação, Milmar Madureira, ressaltou que a reforma na escola faz parte das políticas públicas do governo voltadas para a qualidade da oferta do ensino e a conseqüente elevação do nível de escolaridade da população. “Todos os investimentos em educação são importantes para incentivar a criança e o adolescente a estudar e se formar um cidadão pleno”, destacou. Bomba de bico, cones, bambolês, colchonetes, armário, bolas de vôlei, de handebol, de futsal, de basquete, de borracha, além de redes de vôlei, basquete e fustal fazem parte do kit.

OBRA – O secretário de Obras, Tadeu Campos, explicou que a obra no colégio incluiu a reforma de todas as 30 salas de aula, com troca de piso, pintura e instalação de ventiladores de teto. “Em alguns locais, fizemos o reforço estrutural em vigas metálicas para a sustentação”, informou, completando que toda a instalação elétrica foi trocada, além da iluminação, que ganhou reforço.

Os portadores de necessidade especiais agora terão acesso mais fácil ao colégio, já que foram instaladas rampas e construídos banheiros específicos. Segundo Tadeu, o colégio também passou por reforma hidráulica, foi construído o sistema de fossa com ligação à rede pública e a quadra poliesportiva ganhou piso, pintura e iluminação novas. As obras duraram um ano. Neste período, os alunos foram transferidos para outro imóvel. A próxima escola que será entregue pelo município fica no bairro Ajuda e terá 20 salas de aula. Neste caso, a obra é de construção do colégio e está em fase final.

Para a aluna da 8ª série Amanda Pacheco, de 15 anos, as mudanças feitas na estrutura da escola foram positivas. “As salas de aula e a quadra ficaram bem melhores”, disse. O Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão fica localizado na Rua Marechal Deodoro, no Centro. O secretário de Comunicação, Romulo Campos, também participou da festividade de entrega das obras e do kit esportivo.