Prefeitura faz entrega de aparelhos auditivos

19/08/2005 16:53:03 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé através da Secretaria de Saúde em parceria com a Associação Macaense de Deficientes Auditivos (AMADA), fez na manhã de sexta-feira (19) a entrega de 20 aparelhos auditivos. “Essa doação faz parte de nossos projetos sociais, como também levar qualidade de vida para todos”, disse o prefeito Riverton Mussi.

O prefeito falou ainda que não vem medindo esforços para implementação de um convênio com o Ministério da Saúde para aquisição de aparelhos auditivos, pois atualmente eles são adquiridos com recursos próprios. “Com esta parceria poderemos atender uma média de 60 pessoas por mês”.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo ressaltou que a Semusa esta normatizando alguns programas como o de Atenção Integral ao Idoso e o de Atendimento Domiciliar Terapêutico, para que os mesmos possam receber verbas estatuais e federais.

Uma das vinte beneficiadas foi a estudante Karen Jully Ferreira, de seis anos, que há quatro anos perdeu a audição. Segundo a mãe de Karen, Michele Ferreira com o uso do aparelho sua filha conseguirá ter um melhor desempenho escolar. “Como ela está aprendendo a ler e escrever sinto que por causa da perda auditiva ela tem um pouco de dificuldade de compreensão e até mesmo nas brincadeiras com os colegas”, revelou.

A outra beneficiada foi a aposentada Joana Francisca da Conceição, 90 anos. De acordo com sua filha, Flor de Liz Nunes, sua mãe gostava muito de cantar, contar histórias e conversar, mas há 10 anos, quando começou a perder a audição não consegue se relacionar com as pessoas e fica quase todo o tempo calada.

Também estiveram presente o presidente da Câmara, o vereador Eduardo Cardoso e o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé e diretor superintendente do Hospital Publico Municipal (HPM), Aluízio dos Santos Júnior, que ressaltaram a importância do trabalho sério da AMADA e que o momento é muito mais que a entrega de um aparelho auditivo e sim de inclusão social.

A supervisora do setor de fonoaudiologia da AMADA, a fonoaudióloga Flávia de Miranda Fernandes, reiterou que a perda auditiva gera um isolamento social que pode desencadear um quadro depressivo. “O aparelho irá ampliar a audição destas pessoas possibilitando melhor percepção dos sons ambientais e conseqüentemente maior interação com o meio social”, finalizou.