Prefeitura forma primeira turma em Medição Dimensional

11/05/2005 18:06:13 - Jornalista: José Silva

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SEMTRE) - tendo como o órgão executor IMMT (Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia) – encerraram nesta quarta-feira (11) o curso na área de Medição Dimensional com a certificação da primeira turma.

Segundo o diretor técnico do Instituto, João Carlos Sant´Anna, tanto as aulas teóricas quanto a parte prática foram ministradas na sede do IMMT. O objetivo foi fornecer informações básicas necessárias para os profissionais que iniciavam suas atividades nesta área, bem como, aprimorar os conhecimentos daqueles que trabalham com a medição dimensional.

João Sant`Anna ressaltou que o curso é de grande importância para as empresas prestadoras de serviços que atuam na área de manutenção, usinagem, montagem, calderaria e projetos industriais. “Ele vai contribuir para aumentar a garantia e a confiabilidade nestes serviços”, garante.

Ele ressaltou que o curso vai ao encontro dos anseios do governo que tem a qualificação profissional como uma das várias diretrizes para que as empresas estabelecidas em Macaé possam ter melhorias constantes em suas atividades.

De acordo com Sant’Anna, o curso será dividido em duas turmas por mês com 10 vagas para cada uma, com duração de 12 horas/aulas. Conta ainda com apoio dos GEPS (Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços nas Indústrias de Petróleo) e ACIM (Associação Comercial e Industrial de Macaé).

Dentro dos assuntos abordados durante as aulas, estão os conceitos fundamentais da Metrologia, Sistemas de Unidades, critérios de seleção, bem como, uso e conservação dos instrumentos usados na medição. Os instrumentos abordados foram Paquímetros, Micrômetros, Comparador de Diâmetros Internos e Relógios Apalpador e Comparador. “Este curso que o município oferece agregará valor à mão de obra local, aumentando o grau de especialização dos profissionais”, afirma o diretor técnico.

Devido à característica técnica, o curso teve uma grande procura. Em função disso, uma segunda turma já está sendo formada. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 30 deste mês. Quem quiser obter mais informações é só ligar para o Instituto, através do telefone (22) 2791-3871.

O Programa de Treinamentos é uma das metas estabelecidas para este ano, pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, com o qual o IMMT vem cumprindo seu papel social, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento do profissional macaense. “A turma teve um aproveitamento de 100%, o que foi uma surpresa para mim, devido à característica técnica do curso. Isso é mais uma oportunidade de qualificar o currículo deles. O mercado de trabalho terá agora disponibilidade de contratação de profissionais capacitados para desenvolverem essa atividade, de acordo com o grau de qualidade exigidos pela comunidade internacional”, concluiu.