Prefeitura fortalece parceria com a UFRJ e quer maior proximidade com a população

05/03/2015 17:07:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac Comunicação

Foto: Flávio Sardou

Prefeito lembra que HPM ganha um anexo com cem novos leitos

O prefeito Dr. Aluízio, em reunião na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), nesta quinta-feira (5), reforçou o apoio do município à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé, que, por sua vez, deve cumprir o seu papel com interações na sociedade nas práticas de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo, segundo o prefeito, é consolidar a produção do conhecimento acadêmico engajado com a ampliação do atendimento na rede municipal de saúde, tornando a escola médica uma realidade importante para os cidadãos.

- A universidade é um presente para o município, mas tem de se tornar um grande evento acadêmico, avançando junto com a Secretaria Municipal de Saúde no atendimento aos cidadãos, não alavancando apenas o curso de Medicina, mas os demais da área da saúde que a UFRJ tem em Macaé. A prefeitura tem oferecido as condições necessárias para o espaço do ensino nas unidades de saúde, como a ampliação do HPM, que ganhou um anexo com mais cem novos leitos, e está reformulando a rede de atendimento básico e clínico -, destacou o prefeito.

Participaram da reunião, o presidente da Funemac, Gleison Guimarães; a diretora e o vice do campus UFRJ-Macaé, respectivamente, Arlene Garcia e Paulo de Assis Melo; os secretários de Saúde, Pedro Reis; de Obras, Antonio Nunes Pires; e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães; e o vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade.

- Desenvolver atividades que envolvem Macaé é o papel da universidade e a Cidade Universitária oferece a infraestrutura para que o ensino, pesquisa e extensão aconteçam -, reafirmou Gleison Guimarães que, como o prefeito, também é médico.

Após a reunião, eles visitaram o Bloco C – anexo ao B, entregue ano passado – que atenderá as demandas da UFRJ e oferecerá mais conforto e mobilidade aos alunos do polo universitário. São seis mil metros quadrados e 26 salas, sendo 13 no segundo pavimento e 13 no terceiro, além do térreo destinado ao administrativo e espaço para ampla biblioteca. Equipe técnica da secretaria de Obras está fazendo os últimos reparos nas instalações do novo prédio.

A diretora do campus disse que a universidade tem investido em equipamentos, professores, técnicos, alunos e em pesquisas para o atendimento mais ágil e humanizado à população macaense. Segundo ela, a UFRJ também pode oferecer projetos de extensão para preparar alunos dos ensinos Fundamental e Médio a fim de despertar neles a iniciação científica para que sintam desejo de chegar à universidade.

A UFRJ campus Macaé funciona na Cidade Universitária e mantém 11 graduações no município, sendo, na área de Saúde, Medicina, Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia e Farmácia, além de Ciências Biológicas, Química e engenharias Civil, Mecânica e de Produção, e programas de pós-graduação.

A Cidade Universitária é gerida pela prefeitura, por meio da Funemac, e está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas