Prefeitura inaugura Laboratório de Inovação em Administração

28/08/2019 16:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos Lima, ressalta a educação a distância que o projeto oferecerá aos servidores

Melhorar a oferta de serviço à população, aprimorar os processos do setor público e promover a formação dos servidores na área de inovação. Com esses objetivos, a Secretaria Adjunta de Planejamento inaugurou nesta terça-feira (27), o Projeto Inova Macaé, Laboratório de Inovação em Administração Pública.

Na ocasião, o secretário Adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos, falou da emoção em abraçar mais este projeto que tem como meta atender às demandas da sociedade, colocando a prefeitura dentro do celular. “Este é um trabalho conjunto de muito esforço que foca na versatilidade, confiança e transparência do poder público”, frisou.

O projeto funciona na sede do Programa Startup Macaé e conta com sala de reunião, sala de projeção e sala de ensino a distância (EAD), onde serão desenvolvidos vídeos para capacitação e treinamento para os servidores.

O secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo Lopes, contou que é um orgulho participar desse processo de desenvolvimento e inovação, de forma responsável que ficará marcado na história da cidade.

O coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos Lima, ressalta que a educação a distância tem a finalidade de levar aos servidores conhecimento e formação inovadora e, desta forma, percebam que a inovação é importante para o seu dia a dia. “Estamos trabalhando em rede de cooperação com vários atores do ecossistema de inovação como Rede Gov.br, rede nacional de governo digital, rede Inovagov, rede nacional de inovação para o serviço público”, disse.

O Inova Macaé já possui nove projetos de inovação em andamento como o Cidadão Online; Cidade Inteligente; Aplicação de Inteligência Artificial para Integração da Administração Pública e Cidadão. O trabalho vem sendo desenvolvido pelos 90 alunos de pós-graduação em Gestão Pública da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), sendo todos servidores da Prefeitura de Macaé.

Para o pós-graduando e fiscal de controle ambiental, Gilmar Belém, o Inova Macaé pretende difundir ideias para a melhoria da vida de cada munícipe, não só com inovações tecnológicas, mas também com a capacitação dos servidores que irão retornar para o cidadão serviços de excelência.

Participaram ainda da solenidade secretários municipais, servidores e representantes da sociedade civil organizada.


Fotos Relacionadas