Prefeitura inaugura primeira escola de Informática do município

15/07/2005 17:13:07 - Jornalista: Cesar Dussac

A Escola Municipal de Informática será inaugurada quinta-feira (28) às 16h, no prédio da Faculdade Professor Miguel Ângelo Silva Santos, na Rua Alfredo Backer 363, onde funcionava o antigo colégio Módulo. A Escola vai oferecer à comunidade e a moradores de regiões vizinhas cursos livres e técnicos em Tecnologia da Informação, capacitando em diversos níveis, visando à qualificação e habilitação para o trabalho. Com os cursos técnicos, a Escola de Informática permitirá a capacitação de profissionais em redes de computadores, linguagens de programação, manutenção, suporte técnico e áreas afins.

O prefeito Riverton Mussi fala sobre a importância da escola:

- Torna-se crítico e relevante o conhecimento da Tecnologia da Informação em todos os níveis e por todas as áreas de conhecimento. Longe de ser hoje um luxo, a Tecnologia da Informação se transformou em uma aliada de peso no desenvolvimento tecnológico e cultural de um povo. Uma nação sem tecnologia está fadada a ser mão de obra desqualificada daqueles que conhecem a tecnologia e sabem fazer dela ferramenta estratégica de crescimento e desenvolvimento, observa.

O presidente da Fundação Educacional de Macaé, professor Jorge Aziz, fala do papel histórico da escola. De acordo com ele, o projeto da Escola de Informática tem a missão de disseminar o acesso à informação e apoiar o desenvolvimento intelectual e profissional da população de Macaé e região.

“Através de cursos livres, a Escola de Informática promoverá a inclusão digital com a alfabetização tecnológica do cidadão, no uso do computador, navegação na Internet, acesso às bases de dados de serviços e de pesquisas, bibliotecas digitais e virtuais, além do lazer e cultura em geral. No nível técnico, a Escola permitirá a capacitação de profissionais em redes de computadores, linguagens de programação, manutenção, suporte técnico e outras áreas afins”, comentou.

Segundo Aziz, Macaé, que se situa entre as nove primeiras cidades em oportunidade de investimento no Brasil e a primeira no estado do Rio de Janeiro, com a implantação da Escola Municipal de Informática estará confirmando e garantindo essa posição.