Prefeitura inaugura unidade do PSF na Nova Esperança

25/07/2005 17:42:17 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dentro da proposta do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF), a prefeitura de Macaé inaugura nesta quarta-feira (27), a partir das 16h, a sua 25ª unidade do Programa Saúde da Família (PSF), da Secretaria de Saúde que atenderá os moradores do bairro Nova Esperança.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembra que 1.259 famílias serão beneficiadas com esta nova unidade que contará com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde. “Com a implantação do PROESF, pretendemos alcançar 70% de cobertura na região urbana, pois já temos 100% na região rural”, disse.

Além da nova unidade o prefeito Riverton Mussi fará a entrega de quatro veículos (duas Kombis e dois Gols) para o programa. O prefeito ressalta que o PSF é mantido pelo governo municipal e recebe uma pequena contrapartida do Governo Federal, que corresponde a apenas 25% dos gastos.

Saúde da Família - Criado em 1994 pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado há cerca de sete anos em Macaé. Atualmente o município conta com 24 equipes de Saúde da Família e dois de Agentes Comunitários de Saúde, com 156 agentes, abrangendo 73.324 habitantes, o que corresponde a 52% da população.

A estratégia do PSF Macaé preconiza uma equipe composta por médico, enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, odontólogo, atendente de consultório dentário e agentes comunitários de saúde, que através da territorialização e cadastramento da comunidade envolvida, traçam o perfil epidemiológico para posterior planejamento estratégico situacional e execução das ações de saúde.