Prefeitura inicia ações do Projeto Lagomar na segunda-feira

24/03/2006 16:57:22 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Começa nesta segunda-feira, 27, a instalação do canteiro de obras no Lagomar, ponto de partida para que a prefeitura de Macaé inicie o Projeto Lagomar, um investimento orçado em R$ 29 milhões contemplado no Orçamento de 2006.

Com a implantação do canteiro, com toda infra-estrutura para abrigar os trabalhadores e equipamentos que trabalharão no projeto, serão iniciadas as primeiras ações da prefeitura no bairro, num mega-projeto que vai beneficiar cerca de sete mil pessoas. As obras incluem drenagem, esgotamento sanitário, rede de águas pluviais, construção de elevatórias, Estação de Tratamento de Esgoto, pavimentação asfáltica nas ruas principais e pavimentação com paralelepípedos nas demais vias, iluminação pública, entre outros benefícios.

Drenagem e saneamento serão as primeiras ações do Projeto Lagomar

Segundo informações do secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, inicialmente serão abertas as ruas do ponto mais baixo (jusante) para o mais alto (montante), um trabalho de topografia para dar início às primeiras ações do projeto - drenagem das águas pluviais e saneamento. As tubulações das águas pluviais serão direcionadas ao Canal Macaé/Campos, que captará essas águas. Também nas proximidades do canal será construída a ETE do Lagomar, que vai captar o esgoto do bairro.

O secretário informa que já enviou ofício à Cedae para que a companhia inicie junto com a instalação da rede de águas pluviais e de esgoto, feitas pela prefeitura, a instalação da rede de água, evitando que as ruas sejam abertas depois de pavimentadas.

Após essas ações iniciais, a prefeitura vai começar a pavimentação de 56 quilômetros de ruas, ruelas, vielas do bairro, seguido de iluminação e das demais ações contempladas no Projeto.

Lagomar apresenta grande crescimento urbano

0 Lagomar está situado no Setor Administrativo 6, juntamente com as comunidades do Parque Aeroporto, São José do Barreto e Cabiúnas e é formado pelos loteamentos Parque Lagomar (Engenho da Praia), Balneário Lagomar, Praia da Cigana, Santa Rosa, e parte do São José do Barreto, ocupando área de 16%, com 429,93ha, da área total do SA 6 (2.695,3ha.)

O bairro apresenta grande crescimento urbano nos últimos anos, contando atualmente com população estimada de quase sete mil pessoas. A área era formada por manguezais e vegetação de restinga, com o mangue sujeito a inundações freqüentes. Sua ocupação urbana começou há cerca de 30 anos, com maior intensidade depois da instalação da Petrobras, quando Macaé começou a viver uma forte especulação imobiliária, afastando parte de seus moradores para as periferias.

Nos últimos anos, novas construções surgem quase que diariamente, trazendo alguns problemas de infra-estrutura, já que a falta de planejamento ocupacional faz com que a população vivencie problemas estruturais, com carência de saneamento básico, iluminação e calçamento de ruas. Hoje, o bairro já conta com grande parte das ruas pavimentadas, coleta regular de lixo, escolas, unidades de saúde e alguns locais de lazer. Para sanar as carências é que a Prefeitura de Macaé elaborou o Projeto Lagomar, que vai dar melhor qualidade de vida a todos que ali vivem.