Prefeitura inicia o Planejamento Estratégico para Macaé

12/09/2014 15:46:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Flávio Sardou

O prefeito ressaltou o envolvimento de todo o governo com o processo e aceleração dos resultados

A reunião de partida do projeto de Planejamento e Gestão Estratégica para Macaé aconteceu, na tarde desta quinta-feira (11), no Centro de Convenções. O objetivo é pensar e planejar a cidade, com ações que produzam resultados a curto, médio e longo prazo. As ferramentas propostas pela consultoria Macroplan, que venceu a licitação para o projeto, visam levar a Prefeitura a aumentar a eficiência e a produtividade da gestão municipal. Macaé vai elaborar metas para os próximos 20 anos.

O prefeito, Dr. Aluízio, ressaltou o envolvimento de todo o governo com o processo e aceleração dos resultados. “O projeto não é do governo, mas sim da cidade e de quem é apaixonado por ela. Isso vai ser uma marca para Macaé, com métodos de gerenciamento intensivo e entrega dos melhores resultados à população”, disse.

De acordo com o presidente da Macroplan, Cláudio Porto, o projeto terá a duração de um ano e trabalhará com a entrega de 19 produtos ao definir estratégias, indicadores e metas para a cidade a curto, médio e longo prazos. Ele acrescentou que a proposta é envolver toda a sociedade por meio da criação de um portal e com pesquisa qualitativa. Entre 2014 e 2016, a cidade definirá uma carteira de projetos estratégicos, incluindo plano de financiabilidade, além de monitoramento e gerenciamento intensivo, baseado em um sistema informatizado de gestão. Também está previsto o aumento da capacidade de captação de recursos externos e gestão de convênios.

- É uma construção conjunta, da sociedade e da gestão municipal. Vamos antecipar problemas e trabalhar com evidências. Macaé tem um grande potencial e vai dar um salto para se transformar numa grande cidade do Sudeste brasileiro - destacou Cláudio.

A expansão econômica que permite a Macaé obter o 5º maior PIB do estado, assim como o acelerado crescimento populacional, requerem, na visão do diretor da Macroplan Glaucio Neves, um desenvolvimento socioeconômico capaz de promover o bem-estar da população. Os serviços públicos e, consequentemente, os desafios para a gestão municipal estão em diversas áreas, como saneamento, saúde, segurança, educação, mobilidade urbana e habitação.

- No entanto, para conseguir capturar essa oportunidade e superar as deficiências estruturais, é imprescindível o investimento na profissionalização da gestão e a implantação de um modelo de desenvolvimento gerador de prosperidade para todos e sustentável a longo prazo - frisou Glaucio.

Para superar os desafios atuais, o Plano Estratégico de longo prazo permitirá que, pela primeira vez, Macaé trace seu planejamento com os olhos no futuro. Será feita, em um primeiro momento, uma análise retrospectiva do período de 1990 a 2013, que vai subsidiar a elaboração de um diagnóstico socioeconômico. Com esse diagnóstico, será possível detalhar com maior precisão os principais problemas e desafios a serem enfrentados pela gestão municipal.

- O trabalho contará com ampla participação da sociedade, não apenas para auxiliar na definição da “Macaé que Temos”, como também para definição da visão de futuro do projeto, isto é, na definição da “Macaé que Queremos” - explicou Glaucio.


Fotos Relacionadas