Prefeitura inova ao disponibilizar mapa social no portal

05/06/2019 13:58:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Fac Símile

Rede social de geolocalização aproxima pessoas com interesse em comum dentro de Macaé

A Prefeitura de Macaé disponibilizou no link https://orbis.to/c/macae, dentro do portal do governo municipal, o mapa social da cidade, versão web do aplicativo Orbis Guia Local, do site www.orbis.to, um dos ganhadores do Programa Startup Macaé. O programa visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, incentivando a cultura tecnológica no município.

Desenvolvido em parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Startup Macaé está fisicamente localizado na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, no bairro Cavaleiros.

De acordo com o criador do Orbis, Felipe Pires, o aplicativo é uma rede social de geolocalização criada para mapear os grupos sociais de Macaé. Os usuários têm a opção de criar e escolher grupos, fazer check in marcando o local com o símbolo do grupo - neste caso, todos que fazem parte ficam sabendo onde aquele membro está. O mapa web disponível no portal da prefeitura é a visão do conteúdo do aplicativo, mas não pode ser alterado. Para o usuário participar do mapa social, tem que baixar o Orbis gratuito.

"O aplicativo reflete a realidade de como as pessoas pensam sobre a cidade. O Beco das Artes faz parte, por exemplo, do grupo cultura. As pessoas podem postar fotos, fazer check in, escrever sobre o local. Dentro do app tem o feed de tudo que está acontecendo em um raio de 25 quilômetros porque acredito que as redes sociais atuais ajudam as pessoas a encontrarem interesses próprios ou localizar preferências dos amigos. Mas não existe rede social específica sobre o que acontece perto de você. E o aplicativo cumpre esse papel", detalhou Felipe Pires.

Quando o usuário abre o mapa da cidade no Orbis, descobre, por exemplo, se há um grupo que pratica ioga em local aberto público. O aplicativo está disponível para IOS e Android.

Os projetos do Programa Start Up Macaé foram avaliados e selecionados pela Comissão de Avaliação das Submissões instituída pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior (Semaes), também vinculada à Secretaria Municipal de Educação. As ideias alinham as demandas tecnológicas do mercado e da sociedade ao potencial de desenvolvimento de novos negócios por startups, pesquisadores e estudantes, estimulando o amadurecimento com qualidade do ambiente de inovação de Macaé.