Prefeitura instala canteiro de obras e inicia rede pluvial no Lagomar

05/04/2006 17:36:36 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Iniciando a primeira fase das obras do Projeto Lagomar, a prefeitura de Macaé já começou a montagem do canteiro de obras, na esquina das Ruas W1 com a W12. No local, já estão manilhas que serão usadas para a construção da rede de esgoto das ruas do bairro e já foi iniciada a construção do escritório e barracões para guardar material e dar suporte ao andamento das obras. Também já foi iniciada a primeira fase da construção da rede de água pluvial do bairro.

Dentro do bairro, na avenida marginal à Rodovia Amaral Peixoto, a Secretaria Municipal de Obras já fez a tomada da cota-mãe que foi baseada no canal Macaé/Campos e que está servindo de base para a instalação das manilhas da rede pluvial, que vai atender inicialmente à avenida marginal e as ruas W1, W3 e W5. Desde o começo das obras, já estão no local uma escavadeira FX 215, que escava e monta o manilhamento, e cerca de 20 trabalhadores que já estão colocando as primeiras manilhas de concreto de 100 cm e iniciaram a construção do primeiro poço de visita.

Acompanhando o andamento das obras no Lagomar, o secretário de Obras Tadeu Campos, esteve no local na tarde de quarta-feira, 5, e informou que na avenida marginal serão instaladas várias caixas de inspeção, ou poços de visita, cada um distanciando do outro de 35 a 40 metros. Esses poços, de concreto, serão usados posteriormente para limpeza da rede pluvial.

Sobre a tomada da cota-mãe, o secretário explicou que as manilhas têm de acompanhar o nível, que foi tirado na beira do canal Macaé/Campos, considerado o ponto 0, e que vai subindo gradativamente. Este nível está sendo medido, através de teodolito, até perto do terminal do Lagomar e esta rede inicial irá coletar as redes pluviais das ruas transversais.

Outra informação repassada por Tadeu Campos: acima da rede de água pluvial será instalada a rede de esgoto do bairro, com o uso de tubos de PVC de 30 centímetros, seguindo o que a Semob vem realizando em todos os locais do município, quando vai realizar qualquer obras nas redes, com separação da de água pluvial da rede de esgoto, para facilitar o escoamento dos efluentes.

- O ponto de partida do Projeto Lagomar é o saneamento básico do bairro, com construção das redes de águas pluviais e de esgoto. Esta rede da avenida marginal à Amaral Peixoto é a rede inicial de efluentes e o trabalho nas ruas será feito gradativamente, para não inviabilizar o acesso ao bairro aos moradores e trabalhadores de muitas empresas ali instaladas. Este é um projeto que vai atender a toda uma população que reside no Lagomar e é o primeiro projeto da administração Riverton Mussi direcionado a uma comunidade, com muitos benefícios para toda população – disse Tadeu Campos.