Prefeitura instala tecnologia de fibra ótica

03/03/2005 14:43:30 - Jornalista:

A comissão de Macaé do Grupo Gestor de Informática, presidida pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Mendes Spitzman Jordan, viajou para o município de Praia Grande (SP). A viagem tem objetivo estudar casos e analisar a estruturação de administração pública eletrônica, com tecnologia de fibra ótica para interligação dos centros administrativos, monitoramento e controle de tráfego. O Grupo que viaja é formado ainda pelo Gerente Municipal, Gilso Machado, Saulo Santos, Décio Braga e Fabrício Costa.

Para Guilherme Jordan, será uma visita importante, na qual se fará uma avaliação da experiência do Poder Público local em relação aos benefícios da tecnologia implantada neste sistema. “A principal tecnologia a ser estudada na implantação de Praia Grande é o lançamento da fibra ótica, que é a mesma tecnologia utilizada em Macaé na espinha dorsal do Centro Administrativo”, disse.

Uma rede de fibra ótica vai conectar os diversos aparelhos públicos da Administração de Macaé, que em breve será ligado ao Gabinete do Prefeito Riverton Mussi. Esse é mais um passo na melhoria do atendimento às demandas da população da cidade.

Visando a implementação de um Padrão Giga e a interligação dos diversos aparelhos públicos da administração do município, foi criado um Bakbone (sistema de vigilância por câmera de vídeo) de Fibra Ótica de aproximadamente 30km de extensão com 36 vias onde, no qual, se poderá usufruir de aumento de velocidade de 100Mbps (Megabytes por segundos) para 1Gbps (Gigabytes por segundo) por via, possibilitando trafegar dados, sons, vídeo e imagens.

Segundo Jordan, outro benefício a ser considerado é a infra-estrutura atual que tem apenas 10% de sua capacidade ocupada. “Isso significa que ela tem uma grande capacidade de crescimento e onde se poderá integrar tecnologia mista, como exemplo a Wirelles, a esta malha para cobrir uma distância maior se necessário”, finalizou.


Fotos Relacionadas