Prefeitura investe em Educação Inclusiva

2019-04-03 12:11:00 - Jornalista: Equipe Educação
Compartilhe:  
entrada do portão da cidade universitária
Foto: João Barreto / Arquivo Secom
Secretaria de Educação realiza encontro, na Cidade Universitária, com os professores que atuam nas salas de apoio

A Secretaria de Educação realizará reunião, nesta quinta-feira (4), com os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais e salas de apoio pedagógico, das 13h às 17h, no bloco B da UFRJ, na Cidade Universitária. O encontro será realizado por meio da Coordenação de Educação Inclusiva, nesta semana em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril).

De acordo com o E-cidade, desde fevereiro deste ano, o município possui 1.089 alunos com transtornos e deficiências matriculados na rede, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.

O encontro, que acontece mensalmente, tem como proposta trabalhar a formação continuada desses profissionais que atendem os alunos com deficiências de Transtornos Funcionais, Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Já está em fase de organização o Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva, que será realizado em setembro, no mesmo período em que acontece a Semana de Educação Inclusiva.

Ao todo, funcionam em toda a rede 53 Salas de Recursos Multifuncionais, sendo uma aberta em 2019, e 12 Salas de Apoio Pedagógico. O município conta hoje com duas escolas polos para alunos com deficiência auditiva e visual: Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) e Escola Municipal Joffre Frossard (Centro).

Os profissionais da Coordenação de Educação Inclusiva realizam visitas a todas unidades escolares da rede municipal, para acompanhamento dos alunos.

Segundo a Coordenadora de Educação Inclusiva da secretaria de Educação, Regina Signe, o trabalho é pautado nas políticas nacionais de inclusão. O objetivo é nortear o trabalho no município através de avaliações, acompanhamentos, pesquisas, estudos, formações e parcerias intersetoriais de toda a rede municipal, estadual e federal, agregando conhecimento e prática no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Apoio Pedagógico Específico (APE).

"É de suma importância o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no AEE e no APE, realizado através das orientações, formações e acompanhamentos da Equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva. O processo de inclusão está diretamente relacionado à Formação Continuada desses profissionais, que primam por uma educação de qualidade e um sistema educacional que reconhece e valoriza a diversidade", ressaltou Regina.

Sobre a Lei Municipal - A Lei Nº 4.516/2018, de autoria do vereador Nilton César Pereira Moreira, institui no município de Macaé a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser adotada, anualmente, a partir do dia 2 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A semana integra o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Busca

Acesso Rápido

Destaque