Prefeitura investe no bem estar do Idoso no município

13/10/2005 11:37:26 - Jornalista: Sonia Braga

A prefeitura de Macaé, preocupada com o bem estar da população a partir dos 60 anos, está implementando ações que têm por objetivo a estruturação de serviços que prestam assistência integral ao cidadão idoso, articulando ações e serviços em diferentes níveis de complexidade de assistência, de acordo com as necessidades específicas de saúde de cada caso. O Programa tem como proposta a atenção interdisciplinar para a prestação de assistência integral ao idoso.

O município vem implementando vários programas assistenciais, priorizando a saúde e o lazer, principais necessidades, segundo a opinião dos próprios idosos, como explicou a coordenadora geral dos grupos da Terceira Idade, Wailza Motta.

- A Coordenadoria foi implantada pela prefeitura para que os idosos tivessem seu próprio espaço. Aqui, na sala destinada a todos, eles podem reivindicar e opinar sobre tudo relacionado à terceira idade. Para isso, uma vez por mês realizamos reunião geral com todos os coordenadores dos grupos e, fora isso, o espaço está disponível para tirar qualquer dúvida, explicou.

A sala da Coordenadora Geral da Terceira Idade funciona à Rua Doutor Télio Barreto, 994 sala A, Centro, telefone (22) 2762-6718. Além disso, os interessados podem acessar o site www.felizcidade.vipflog.com.br, onde encontrará fotos dos eventos destinados à terceira idade no município.

Saúde - Em relação à saúde do idoso, a prefeitura conta com medida preventiva, que inclui, avaliação do idoso a partir de um enfoque multidimensional que englobe aspectos sócio-econômico, psicológicos e de saúde. Além disso, o programa oferece atendimento individual, enfatizando a prevenção e o controle das enfermidades, especialmente as crônicas-degenerativas, as de cunho emocional e a prevenção de incapacidades ou o seu agravamento. O idoso recebe ainda atendimento em grupos. São sugeridos grupos de capacitação para o auto-cuidado, grupos de informação, apoio e acompanhamento de cuidadores informais de idosos e grupos de lazer e socialização.

A prefeitura segue à risca o Manual para a Organização da Atenção Básica do Ministério da Saúde, datado do ano de 1999, onde estão incluídos as Ações de Atenção Básica, dirigidas a Grupos Específicos da população –no caso idosos -, ações como o combate às carências nutricionais na faixa etária de 60 anos, controle das infecções respiratórias agudas, prevenção de acidentes por queda, e o incentivo aos grupos de auto-ajuda.

Na parte assistencial, os idosos contam com postos de atendimento à saúde, Unidades Básicas de Saúde/Equipe Saúde da Família como porta de entrada do sistema. A prefeitura está implantando ainda um Centro de Referência do Idoso, composto por uma equipe multi-profissional e interdisciplinar com competência na área: geriatra, enfermeiro e assistente social, complementado por psicólogo, odontólogo, técnico em educação física, farmacêutico, educador em saúde, entre outros. Esta unidade atuará como referência e contra-referência para as unidades básicas, treinando seus membros e cuidadores informais, bem como se integraria aos Centro Colaboradores ou excelência ligado à instituições de ensino superior.

Hospitais - Atendimento das diferentes situações de emergência e das necessidades de tratamento especializado. Atendimento dos idosos mais fragilizados em um sistema de hospital dia no Hospital Público Municipal (HPM), que necessitam de cuidados e observação rigorosa e que não seja necessariamente a internação.

Casas de repouso – A prefeitura auxilia com subvenções mensais a Casa do Idoso e o Lar do Idoso, que dão assistência aos que não possuem recursos familiares ou sociais e que sem esse atendimento não sobrevivem.

Assistência domiciliar - Atendimento aos idosos, portadores de enfermidades que necessitam de um acompanhamento e uma assistência clínica ou de outros profissionais como enfermeira ou fisioterapeuta.

Centro de Convivência do Idoso - Em construção acelerada, o local será destinado ao convívio, troca de experiência, resgate de potencialidades ou descoberta de novas aptidões e atividade prazerosas entre os idosos. O Centro de Convivência do Idoso está sendo construído no bairro Ajuda.

Conselho Municipal do Idoso - O Conselho Municipal do Idoso tem por finalidade defender os direitos da pessoa idosa, no que se refere à vida, à dignidade humana, à cidadania, à participação social, à proteção e ao amparo frente às situações de carência, enfermidades e fragilidades. O Conselho exerce funções de natureza deliberativa, normativa, consultiva, colaboradora e de assessoramento ao Poder Executivo, na coordenação, formulação, planejamento, supervisão e avaliação da Política Municipal do Idoso no município maior de 60 anos.

Passe Livre - A prefeitura de Macaé, seguindo a Lei Orgânica do Município, de acordo com o artigo 146, realiza distribuição de passe livre para idosos e portadores de deficiência.


Programa Saúde do Idoso - A Secretaria de Saúde através do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI), vem incrementando as ações direcionadas a atender idosos a partir dos 60 anos. O PAISI tem por objetivo proporcionar a população idosa, assistência especializada por equipe de profissionais da área médica, desenvolvendo assim ações de atenção à saúde das pessoas.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar, que estará capacitando profissionais dos postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde e do Programa Saúde da Família para que também possam prestar o atendimento necessário. E de acordo com a necessidade, afirma a médica, fazer o encaminhamento para o Centro de Referência.


Atividades Esportivas - Dentre as muitas atividades esportivas praticadas pelos idosos do município, fazem parte a Caminhada de Inverno, Caminhada na Região Serrana; Movimentando sua manhã, com ginástica na Praça Washington Luiz; Hidroginástica, realizada semanalmente no CEMEAES.

Atividades Culturais - Tarde da Integração da Melhor Idade, que acontece às primeiras terças feiras do mês, com diversas atrações apresentadas pelos componentes dos grupos do município e convidados. Teatro, leitura de poesia, dança, dentre outros, tornam a tarde agradável para todas as idades.
Passeios turísticos também fazem parte das atividades dos grupos.