Prefeitura lança nesta quarta-feira o Projeto “Cantando e Encantando”

07/06/2005 15:47:14 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Acontece nesta quarta-feira, dia 08, às 17h30, na sede da Associação de Moradores do Parque Residencial Aeroporto (Ampra), o lançamento do Projeto “Cantando e Encantando. O evento é mais uma iniciativa da prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão. O projeto visa o desenvolvimento sócio-cultural de adolescentes e adultos moradores dos setores administrativos, envolvendo escolas, associações de moradores, igrejas e secretaria municipal de Educação.

O projeto, sob a responsabilidade de Márcia Coutinho Estulano, tem como objetivo aproximar cidadãos moradores de diferentes localidades dos setores administrativos em que o município está dividido. Para isso, usa a linguagem musical para estimular a ampliação da cultura geral, através da formação de corais, incentivando a participação desses indivíduos nas ações relacionadas à sua inserção no contexto social e na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Com o Projeto “Cantando e Encantando” pretende usufruir a linguagem musical para traçar objetivos comuns das comunidades, já que a música é um instrumento valioso para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo do ser humano, estimulando aptidões diversas, no espírito, na alma e no corpo, sendo excelente veículo para o resgate da cultura e folclore de um povo.

A coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, disse que o “Cantando e Encantando” tem como objetivo geral a formação de um coral em cada Setor Administrativo, para que esse coral proporcione um espaço de integração da comunidade, por meio da disseminação e valorização da cultura musical. Ela ressaltou que o projeto visa, ainda, contribuir para melhoria do relacionamento interpessoal dos integrantes, envolvendo profissionais de diversas áreas, como saúde, educação, cultura, entre outras, e para formar cidadãos conscientes de sua parcela de responsabilidade na modificação da realidade onde estão inseridos.

Para desenvolver o Projeto, o Macaé Cidadão vai realizar encontros periódicos para preparo de voz e ensaio de repertórios e também para realização de um trabalho sócio-educativo com abordagens pertinentes à realidade dos grupos. Assim que os grupos estiverem devidamente preparados, realizarão concertos e apresentações no município.