Prefeitura participa da Feira de Responsabilidade Social Empresarial na Bacia de Campos

05/08/2019 15:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Abertura do evento será marcada pela musicalidade da banda da Secretaria de Educação, na terça-feira, às 13h

A Secretaria Municipal de Educação vai participar da 12ª edição da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, evento que começará nesta terça-feira (6) e vai até quinta-feira(8), das 14h às 21h, no Clube Cidade do Sol. A abertura do evento será marcada pela musicalidade da banda da Secretaria de Educação, às 13h. Esta edição contará com a visitação de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Uma das atrações será a participação dos alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), que participam do projeto "Produzindo Autonomia". Eles vão abordar os avanços do projeto, que trata da reciclagem do óleo de cozinha descartado pelos moradores do bairro e transformado em sabão em barra, líquido e pastoso, essências, velas decorativas e artesanato, que serão comercializados na feira. A entrada é franca.

Com o tema '4ª Revolução Industrial, Marketing Verde e Impactos Ambientais', durante a edição deste ano, os visitantes terão a oportunidade de pensar os problemas ambientais que envolvem toda a sociedade e também na forma de colaborar com as soluções.

Na quarta-feira (7), o professor e vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do campus Macaé e professor Luan Santos será responsável pela palestra "Produtos Sustentáveis". A programação será das 17h45 às 18h45. Ele também é professor do programa de MBA em Gestão de Marketing da Escola Politécnica (Poli-UFRJ).

Ainda na quarta-feira, às 14h, o grupo de Dança Afro do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) vai se apresentar. Se estendendo, na quinta-feira (8), a partir das 14h, será a vez do grupo HistoriArte contagiar o público. Os contadores de histórias são conhecidos por levar a magia da leitura para escolas municipais. Às 19h haverá um sarau poético com exposição de quadros do artista Martinho Santafé.

Na quinta-feira (8) será ministrada palestra com o tema 'Impactos ambientais no cenário da crise do petróleo e da reestruturação econômica do município de Macaé'. O assunto será abordado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atua junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Rodrigo Lemes. Ele já publicou quatro livros/guias sobre a natureza de Macaé e um capitulo síntese sobre as transformações no ambiente macaense intitulado “Impactos e perspectivas ambientais diante da crise do petróleo e da reestruturação social e econômica do município de Macaé”.

Gastronomia aliada à vida saudável será abordada

A gastronomia aliada à vida saudável também estará em alta. Um dos workshops mais esperados é o de ‘Culinária Regenerativa’, que será realizado nos dias 7 e 8, das 15h às 18h, por Simone Marinho, culinarista natural da Ong Sinal do Vale. Na oportunidade, ela vai apresentar a importância do caminho completo do alimento desde o plantio, a colheita, sazonalidade e regionalidade.

A palestrante vai destacar também alternativas para minimizar o máximo possível a geração de lixo na cozinha, além da consciência de que a comida tem impactos diretos na saúde da população. Especialista em alimentação de cura, Simone é reconhecida por trabalhar com a desconstrução da alimentação industrializada e a construção de uma culinária saudável e funcional.

No decorrer da feira, haverá fórum com painéis, palestras e oficinas. O evento é uma iniciativa criada em 2008 com o objetivo de disseminar conceitos e boas práticas sustentáveis, com temas relevantes que envolvem gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor, colaborando para mudanças de paradigmas, com atitudes mais éticas e formação crítica e consciente sobre o futuro do planeta.

Programação

Esta edição contará com nomes que se evidenciam na área da sustentabilidade. No primeiro dia (6), haverá, a partir das 14h30, mesa-redonda abordando o tema principal, tendo como mediador Ziney Dias Marques e palestrantes Raul Eduardo David de Sanson, Andrew Macrae e Saulo Bichara Mendonça.

Às 16h05 haverá palestra sobre "Mobilização pela proibição dos plásticos não biodegradáveis" com Rodrigo Padula, seguido do tema “Sistema Y”, por José Maurício Ferreira de Mattos e “Marketing Verde e Gestão de Marca”, com Luciana Barcelos e Fernanda de Carvalho. No segundo dia de feira, a primeira palestra – que tem início às 14h30 – tratará do “Consumo Consciente e Ecofeminismo”, por Beatriz Becker.

Já a temática “Gestão e Planejamento Ambiental" será destacada por Sergio Ricardo, a partir das 15h35. O tema “Recursos Ambientais e Unidade de Conservação”, que terá como palestrante Victor Ferreira, começará às 16h40. Em seguida haverá palestra sobre “Produtos Sustentáveis”, com Luan Santos e, encerrando o dia, o tema “O Direito Ambiental e a participação popular na preservação do Meio Ambiente” ficará a cargo de Camile Fonseca do Espírito Santo.

No último dia, as palestras começarão às 14h30, com Maria Ana Grolla falando sobre “Medicina Natural: Agrotóxico e Sustentabilidade Alimentar para preservação da vida”. Xila Damian abordará, a partir das 16h05, “Relações Familiares em um Mundo Digital”. O ciclo de palestras será encerrado com a abordagem “Reciclagem e Evangelho da Ecoeficiência”, por Langenbeck Andrade Santana. O final do evento contará com a participação de Bernadete Vasconcelos, a partir das 19h05. O Clube Cidade do Sol funciona na Avenida Atlântica, 1622, Cavaleiros, Macaé.