Prefeitura participa do SESI Ação Global

04/07/2005 11:42:10 - Jornalista: Sonia Braga

Em Macaé, o domingo foi de alegria por conta do mutirão da Ação Global/SESI. O evento aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, das 8h às 17 horas e nem mesmo o forte sol e o calor desanimaram os visitantes. A prefeitura participou através das diversas secretarias que ofereceram um leque de atividades.

A Fundação de Ação Social esteve presente prestando atendimento jurídico, corte de cabelo, manicure, orientação bucal e incrementação da campanha anti-tabagismo, além da distribuição de panfletos e cartazes sobre a campanha de Erradicação do Trabalho Infantil e muita diversão para a garotada. “Só na cama elástica, passaram cerca de duas mil e crianças durante todo o dia” explicou o presidente da FAS Fernando Horta. A Secretaria de Promoção Social também esteve presente prestando orientação social.

Um mutirão de serviços integrados que tem como foco a promoção e o fortalecimento da cidadania. É assim que a Ação Global é reconhecida desde 1991. Em 14 anos o Ação Global já atendeu cerca de 50 milhões de pessoas em diversos cidades do país, prestando serviços gratuitamente à população

Durante todo o dia de domingo (03), o SESI, a Rede Globo, a Prefeitura de Macaé, entidades federais, governo do Estado e organizações não governamentais atenderam centenas de pessoas, contando ainda com parceiros, somando esforços para ofereceram serviços nas áreas de educação, saúde, lazer e cidadania para a população carente do município.

Pensando em intensificar essa mobilização realizada há mais de 14 anos, o SESI e a Rede Globo reformularam o evento. A proposta é que a Ação Global desperte novos interesses e provoque parceiros e sociedade para uma discussão contínua sobre responsabilidade social.
O objetivo é atingir cerca de dois milhões de pessoas a cada ano em todo o País, envolvendo diversos segmentos da sociedade.

Em média, a Ação Global recebe cerca de 10 mil pessoas em cada edição, constituindo-se em importante mutirão de cidadania, solidariedade e integração social. O projeto social Ação Global contempla atendimentos gratuitos para crianças, jovens e adultos nas áreas de saúde, educação e lazer, com atividades diversas como exames médicos e odontológicos preventivos, orientação sobre alimentação, práticas de cidadania e atividades recreativas. No Estado de São Paulo, as Ações Globais são realizadas há mais de uma década, com a prestação de serviços para a comunidade e ações de caráter social.