Prefeitura promove ação para prevenir câncer de pele

30/01/2006 14:41:36 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), iniciou a campanha Câncer de Pele: Proteja-se, este final de semana, na praia do Pecado. O objetivo é informar e conscientizar a população sobre os riscos da exposição ao sol. A ação vai até o final de fevereiro e tem apoio da Organização não governamental (Ong) Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), da Dermage e da secretaria Municipal de Saúde (Semusa). As empresas Mi Swaco, Weatherford e Pride do Brasil patrocinam o evento.

Uma tenda foi montada no local para a distribuição de foulders, sacolas para lixo e protetores solares. Equipes da prefeitura orientaram a população sobre como se prevenir do câncer de pele.

A ação começou às 8h30 em paralelo ao Campeonato de Surf,promovido pela prefeitura de Macaé, secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur), na praia do Pecado. A principal intenção é conscientizar a população para a importância de proteger a pele dos raios solares. O uso de barracas de praia e protetores solares foi enfatizado pela equipe da Comdec. A campanha continuará nos próximos finais de semana, até o final de fevereiro.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que a exposição inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos para a pele, inclusive o câncer de maior incidência no Brasil: o câncer de pele. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.