Prefeitura promove atendimento social

2019-10-08 11:06:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto: Guga Malheiros
Objetivo é assistir o cidadão com proteção de média complexidade

Para proporcionar atendimento às famílias (idosos, pessoas com deficiência, adultos, jovens, adolescentes e crianças) com seus direitos violados, o setor de Proteção Social Especializada de Média Complexidade, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, promove a gestão de dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Além destes, também administra o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que apoia moradores em situação de rua na cidade.

No Creas I há apoio a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e promoção do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), que visa identificar crianças em situação de trabalho infantil. Nos Creas I e II realiza-se o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Isso para amparar as famílias em caso de conflito e violação de direitos.

O Creas I fica na Rua Alfredo Backer 640, Centro, telefones 2796-1507 e 2796-1102. Já o Creas II localiza-se na Rua Ari de Carvalho, sem número, Bosque Azul, Ajuda de Baixo, telefone 2796-1507. O Centro Pop está na Rua José Bruno de Azevedo 99, Centro, telefone 2796-1084.

Cem moradores em situação de rua são atendidos diariamente

O Centro Pop assiste diariamente cerca de cem pessoas por dia. Oferece atendimento de Serviço Social e Psicologia. Também proporciona a esse público café da manhã e local para higiene pessoal e serviço para guardar pertences, como documentos e outros.

A equipe técnica faz atendimento individual a fim de garantir os direitos dessa população para reaproximá-la do processo familiar, numa reconstrução de vínculos afetivos. Busca-se encaminhá-los à rede municipal de saúde e ao mercado de trabalho, inclusive oferecendo almoço no Restaurante Popular de maneira gratuita.

Busca

Acesso Rápido

Destaque