Prefeitura promove aulas de artes

18/04/2017 14:29:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Música, teatro e pintura são as manifestações artísticas disponíveis para aprendizado

A vocação para as artes, em especial a música, é notável em Macaé, o que se confirma todos os anos pela contabilização crescente de matrículas na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes - Emart. Os cursos oferecidos na escola são portas abertas para quem quer aprender Música, Teatro e Pintura. O ensino é gratuito e oferece diversas modalidades. Nos cursos livres se matricularam esse ano em torno de 580 alunos. Os cursos técnicos profissionalizantes devem formar os 45 inscritos nas turmas de Teatro e Música. E ainda há os que aguardam na fila de espera pela oportunidade de uma nova vaga. A escola é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura e está em funcionamento no Centro Macaé de Cultura.

Veja a seguir a listagem completa dos cursos oferecidos pela Emart:

Curso Livre de Iniciação Musical: destinado a candidatos a partir de 13 anos. Todas as aulas são em grupos e o aluno deve optar por um instrumento musical e uma disciplina de teoria da música. O curso tem duração de um ano. As aulas são de piano, teclado, violão, guitarra, violino, violoncelo, saxofone, flauta transversa, trompete, trombone, percussão, bateria, baixo elétrico, cavaquinho e canto.

Curso Livre de Iniciação Musical para Crianças: para crianças de sete a 12 anos. Contempla a escolha de um instrumento musical. As aulas podem ser individuais ou em grupos pequenos. Os instrumentos oferecidos para esta modalidade são: teclado, canto, flauta-doce, violino e bateria. O curso tem duração de dois anos.

Curso Livre de Teatro: destinado a todas as idades, o Curso Livre é ideal para quem procura uma atividade teatral introdutória e recreativa. As aulas acontecem uma vez na semana, com duração média de duas horas cada. O curso tem duração de um ano.

Curso Livre de Pintura: o Curso Livre de Pintura em Tela atende crianças a partir de 12 anos e adultos. O curso tem duração de um ano e promove um encontro por semana com duração de duas horas. Ao final do ano há uma exposição mostrando o trabalho de todos os alunos.

Cursos Técnicos atendem quase 50 alunos

Instrumento Musical/Canto - Profissionalizante, o curso atende os alunos com experiência técnica e teórica na área de música. Possui uma grade curricular específica composta pela escolha de um instrumento musical ou canto, além de algumas disciplinas obrigatórias como prática de grupo, harmonia, improvisação, percepção musical, história da MPB, entre outras. A conclusão é em três anos.

Curso Técnico de Arte Dramática (ênfase em Interpretação e Literatura Dramática) - A modalidade é para quem já tem alguma experiência e quer aprofundamento. Oferece disciplinas práticas (Interpretação), teóricas (História do Teatro Mundial e Brasileiro e Literatura Dramática) e técnicas (Maquiagem, Iluminação, Cenografia, Figurino). Até o final do curso, o aluno passará por duas montagens teatrais, uma leitura dramatizada e uma peça encenada, ambas apresentadas ao público. O ingresso no curso prevê avaliação. A duração mínima é de dois anos, e a máxima é de quatro anos.