Prefeitura promove curso de aperfeiçoamento na área de hotelaria

13/09/2005 18:02:52 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Profissionais do setor de hotelaria estão tendo uma nova oportunidade dentro do Projeto Hotelaria Incubadora Escola. Cursos de aperfeiçoamento de camareiro, que acontecem três vezes por semana e de comissário (gerente de restaurante) realizado quatro vezes na semana, estão sendo ministrados na Incubadora de Cooperativa. Ao todo são 25 vagas, duas delas para comunidade e as demais foram oferecidas aos funcionários das 12 empresas parcerias do Projeto.

A principal proposta do curso é promover o aperfeiçoamento de profissionais da hotelaria offshore nas diversas técnicas profissionais das atividades desenvolvidas pelo camareiro e comissário. “Os cursos de aperfeiçoamento têm estimulado profissionais a se manterem inseridos no mercado de trabalho”, explica Claudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda, onde o Projeto Hotelaria está inserido.

Os cursos estão divididos em vários módulos, com aulas práticas e teóricas, porém com carga horária diferente: o de camareiro com 24 horas e o de comissário com 30 horas. E, à medida que uma turma é formada, outra automaticamente é reaberta. “Nossa meta é qualificar o maior número de pessoas, tanto os funcionários das empresas parceiras, quanto a comunidade”, afirma Bogado.

Entre os temas abordados no curso camareiro, os profissionais estão relembrando a forma correta de padronizar a arrumação das unidades, como fazer o controle de registro e operacionalização dos equipamentos. Já no curso de comissários, os profissionais desenvolvem, além de outros assuntos, a linguagem técnica de hotelaria, controle de estoque, gestão em hospitalidade e padronização de qualidade no atendimento ao cliente.

Os interessados em participar dos cursos podem se inscrever na Incubadora de Cooperativas, às segundas e sextas, sempre às 9h. São parceiras nesse projeto Cis Brasil, CDP, Atlântica, Safo’s, Johsons Diversey, Denadai, Dall, Pura, Marfood, Senac e Petrobras.