Prefeitura promove curso de capacitação na área social

13/09/2005 15:50:00 - Jornalista: Sonia Braga

Cerca de 30 profissionais da Fundação de Ação Social (FAS), estão participando do curso de aprimoramento profissional na área de assistência social. O curso visa o fortalecimento da família para que possa cumprir seu papel de apoio e proteção à criança. A capacitação intensiva será realizada em dois dias por mês, durante três meses.

Ministrado pelas assessoras técnicas da Associação Brasileira Terra dos Homens, Cláudia Guimarães e Marcy Gomes, a capacitação tem por objetivo o trabalho social com famílias no paradigma sistêmico para difundir metodologia psicossocial, tendo por meta promover a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de risco.

As temáticas discutidas abrangem a violência intrafamiliar, situação de rua, abrigo e abandono. As ações enfocam o apoio sócio familiar em projetos educativos, incluindo cultura, lazer e saúde, bem como acolhimento familiar, reintegração familiar de crianças e adolescentes em situação de risco, adoção tardia e inter racial e o reordenamento das instituições de abrigo.

O curso faz parte do programa de aperfeiçoamento e capacitação da Fundação de Ação Social que vem trabalhando no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura na área de abrangência da FAS.

Terra dos Homens

A Associação Brasileira Terra dos Homens é uma organização não-governamental especializada no atendimento à criança e adolescentes separados ou em vias de se separar do contexto familiar, vivendo em abrigos, nas ruas ou vítimas de violência doméstica.

A missão da organização é promover a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em risco de perde-la ou privados dos seus direitos, trabalhando as relações para o fortalecimento da família.

O trabalho da entidade inclui o apoio sócio-familiar em comunidade, bem como a reintegração familiar de crianças em situação de rua ou abrigo, acolhimento em família substituta provisória para crianças e adolescentes em situação de risco, adoção tardia para crianças em situação de abandono, independente da cor e repasse de tecnologia social.

A Associação Brasileira Terra dos Homens tem como parceiros os governos municipais, estaduais e federal, fundações e institutos nacionais e internacionais, doações de pessoas físicas e jurídicas e cooperação internacional.