Prefeitura promove curso de Propriedade Intelectual

02/12/2005 18:40:07 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Prefeitura de Macaé, através da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC) e do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) promove na próxima semana – dias 6 a 9 -, na Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), o curso de Capacitação em Propriedade Industrial para Gestores em Tecnologia.

O curso é uma realização do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e tem como objetivo sensibilizar e capacitar professores, pesquisadores de instituições de Ensino Superior, representantes do Governo e demais profissionais ligados à área de ciência e tecnologia, em Propriedade Intelectual.

Com carga horária de 32 horas-aula, o curso é dividido em seis módulos: Introdução à Propriedade Intelectual (4 horas); Marcas (4 horas); Patentes (8 horas); Informação Tecnológica (8 horas); Outros Registros (Desenhos Industriais, Indicações Geográficas e Programas de Computador) (6 horas) e Transferência de Tecnologia (2 horas).

De acordo com o gerente técnico do IMMT, João Carlos Sant’Anna, o convênio entre o INPI, FUNEMAC, IMMT vem reforçar a importância do registro de marcas e patentes, na região da Bacia de Campos, com o objetivo de proteger as inovações tecnológicas.

Segundo João Sant’Anna, no mundo atual a importância da Propriedade Intelectual com registro de marcas e patentes está extremamente desenvolvida na Europa, Estados Unidos e países do bloco asiático. “Este evento, ao se realizar em Macaé, proporcionará aos gestores de tecnologia e demais profissionais, uma oportunidade de aperfeiçoamento nesta área de atividade”, declarou.