Prefeitura promove semana de mobilização contra a dengue

28/11/2014 18:24:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza, entre segunda e quinta-feira (1º e 4 de dezembro) a Semana de Mobilização Contra a Dengue. A ação faz parte da programação instituída pelo Ministério da Saúde que definiu o dia seis, como o Dia D de mobilização.

Durante essa semana, os agentes irão intensificar os trabalhos em 13 bairros, reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue. Serão realizadas visitas domiciliares com orientação sobre a doença, controle mecânico e químico com larvicida, recuperação de imóveis pendentes, levantamento de índice, vedação de depósitos de armazenamento de água, cadastro de imóveis problemáticos e distribuição de material informativo.

O coordenador do CCZ, Ramon Bouças, ressalta que, ao longo do ano, são realizadas campanhas de sensibilização em diversas instituições e locais públicos e mutirões. Mas, neste período, o trabalho tem que ser intensificado. "Com a chegada do verão e a elevação da temperatura, é importante reforçar as medidas preventivas junto à população”, conta.

As ações irão se concentrar nos bairros Cajueiros, Bairro da Glória, Praia da Barra e Costa do Sol nos dias (01 e 02/12). Já na quarta (03) e quinta-feira (04),as equipes estarão na Barra de Macaé e Virgem Santa. Entre os dias primeiro e quatro os trabalhos serão no Miramar, Parque Aeroporto, Imburo, Jardim Franco e Planalto da Ajuda. No Centro, os agentes de endemias farão o trabalho no dia quatro.

Controle de roedores e caramujo africano - Os agentes de endemias que atuam no controle de roedores e caramujos africanos estarão fazendo atendimentos a solicitações e atividades em pontos estratégicos, com orientação e utilização de tratamento químico com raticida e moluscicida. O trabalho será setorizado nos bairros Cajueiros, Bairro da Glória, Centro e Costa do Sol.