Prefeitura qualifica agentes de saúde em curso de extensão

18/01/2018 16:49:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Objetivo é identificar as reais necessidades das comunidades para que recebam políticas públicas

Agentes comunitários de saúde da rede pública municipal de Macaé iniciaram expediente, nesta quinta-feira (18), com atividades acadêmicas diferentes da rotina a que estão acostumados: eles participam, desde às 8h, do curso de extensão de Atualização em Saúde da Família, na Cidade Universitária. O objetivo é identificar as reais necessidades das comunidades para que recebam políticas públicas voltadas para as suas demandas locais e aproximar ainda mais o governo dos cidadãos na questão essencial da saúde.

No primeiro dia do curso a prevenção à dengue e à febre amarela foi destaque bem como o Sistema Único de Saúde (SUS) na nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Teoria do Cuidado, com as professoras Inês Leoneza e Raquel Silva, do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A ação é uma parceria das secretarias Adjuntas de Atenção Básica e a de Ensino Superior com a universidade. Até março do ano que vem, 314 agentes estarão qualificados após cumprirem 88 horas de aulas. Eles estão divididos em seis turmas, sendo que 110 iniciaram o curso nesta quinta-feira – uma turma com 55 alunos pela manhã e outra à tarde com mais 55 agentes.

Os demais iniciarão no segundo semestre até a conclusão em março de 2019. Os agentes são servidores do quadro efetivo da prefeitura e contratados no último processo seletivo realizado no final de 2017. O curso é ministrado por professores da UFRJ e por profissionais da rede pública municipal de Saúde com aulas todas as quintas-feiras, pela manhã, das 8h ao meio-dia, e à tarde, das 13h às 17h. A abertura foi feita pela secretária de Saúde de Macaé, Edelzita Lisboa.

- A Secretaria Adjunta de Ensino Superior tem a vertente da qualificação do servidor público e, para este curso ser realizado, a equipe trabalhou cerca de três meses em todo o processo de elaboração junto com a Saúde e a UFRJ -, destacou Miriam Benjamin, da Secretaria de Ensino Superior, que faz parte da equipe de coordenação do curso, junto com Kelly Pires Coura, representante da Atenção Básica da Saúde.

O secretário de Atenção Básica, Luciano Fernandes, enfatizou a importância da informação correta aos agentes e aos cidadãos:

- Este momento é para reflexão do trabalho realizado e para tirar dúvidas a fim de melhorarmos a vida das pessoas com informações corretas sobre a sua saúde e visando um atendimento cada vez melhor -, observou.

Qualificação para todos os profissionais

- A ideia é qualificar todos os profissionais da rede e, em março, começará um curso de qualificação para os enfermeiros, informou Miriam Benjamin. Ela acrescentou que o segundo curso de Cuidadores Domiciliares também está marcado para começar em março, repetindo a parceria com a Atenção Básica e a UFRJ.

Rozalda Azevedo do Nascimento disse que gosta do trabalho que desempenha como agente, mas o curso oferecerá nova visão de como deve ser o atendimento junto aos cidadãos.

- Aprender é sempre muito bom e conhecimento nunca é demais. Nós, profissionais da saúde, lidamos com as pessoas o tempo todo e é importante conhecermos melhor seu dia a dia e o que podemos contribuir para melhorar o atendimento sempre -, avaliou.

As aulas abordarão os seguintes temas: O SUS e a PNAB – O papel do ACS e sua atuação junto às famílias; Teoria do Cuidado, Ética, Acolhimento e Motivação; Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde do Adulto; Principais Doenças Crônicas; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Saúde Mental; Atenção à pessoa com deficiência; Violência Familiar; Doenças transmitidas por vetores; Saúde e Escola; Núcleo de Apoio à Saúde da Família; e Vigilância Epidemiológica.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas