Prefeitura quer integralizar e ampliar ações de Saúde

03/03/2005 16:59:19 - Jornalista:

Dentro das diretrizes da atual administração municipal de fazer um governo integrado, o secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, reuniu-se esta semana com os coordenadores de Saúde Coletiva, Laila Aparecida de Souza; Vigilância Sanitária, Gilberto Luiz Santos e da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Débora Menezes, além dos responsáveis de cada divisão das coordenações. Também participou da reunião o coordenador do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Tavares Siqueira.

Esses encontros, segundo o secretário, visam integralizar as ações realizadas na área da saúde, bem como ampliar suas atuações. Uma das primeiras será a ampliação do Programa de Educação em Saúde nas comunidades, oferecendo palestras educativas.

Os demais gerentes dos programas, falaram da situação atual e formulam novas ações. A coordenadora Débora Menezes, mostrou as atuações da coordenação no combate a desnutrição, como o Programa de Combate as Carências Nutricionais - Macaé alimentando o futuro, voltado para gestantes de baixo peso, a crianças com intolerância à lactose, suporte nutricional de pacientes no leito e portadores de patologias, entre outros.

Na oportunidade, ela apresentou novos projetos que serão implementados como a atuação de nutricionista e pediatra no atendimento da criança do PCCN na Região Serrana, cozinha experimental para várias patologias que hoje existe no Centro de Referência ao Diabetes.

Vigilância – O coordenador da Vigilância Sanitária enfatizou que o trabalho do setor é educativo, preventivo e de orientação, para que qualquer cidadão conheça a legislação sanitária e saiba dos seus direitos e deveres enquanto consumidor e empresário.

Recentemente, a coordenação passou por reformulação, criando divisões de Alimentos, de Saúde, de Farmácia e de Arquitetura e Engenharia. Um dos projetos a ser implementado é o de Educação Sanitária nas Escolas.


Fotos Relacionadas