Prefeitura reativa o Ciclo Patrulhamento

11/04/2018 16:41:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

A proposta é aproximar o Guarda Municipal da população e oferecer mais agilidade e mobilidade no atendimento

O monitoramento ostensivo, com utilização de bicicletas, também denominado Ciclo Patrulhamento, é uma das práticas implementadas pela Secretaria de Ordem Pública objetivando aumentar a eficiência do patrulhamento pela Guarda Municipal. O projeto foi retomado nesta terça-feira (11), com 16 agentes atuando nos bairros Cavaleiros e praia Campista. A expectativa é que, até junho, a Imbetiba também seja contemplada com a ação.

A proposta do ciclo patrulhamento é aproximar o Guarda Municipal da população e oferecer mais agilidade e mobilidade no atendimento. A ação acontece 24 horas, sempre com quatro agentes a cada escala, sendo dois de bicicleta e dois de viatura.

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, o projeto começou em 2014 e ficou desativado durante seis meses para ajustes na escala dos agentes.

"Os guardas foram remanejados de um setor para o outro e, agora, puderam retornar ao Ciclo Patrulhamento dentro da escala adequada para um melhor funcionamento da ação. Isso proporciona para a população uma cobertura mais ampla, segura e dinâmica, além de utilizarmos um meio de transporte que vai ao encontro da política de mobilidade urbana adotada pelo governo municipal, de valorização do uso da bicicleta", pontuou o secretário.

Nova escala da Guarda Municipal

O aumento de 25% do efetivo de guardas municipais nas ruas de Macaé foi possível após a alteração da escala de trabalho da categoria, possibilitada pela Lei Complementar 012/2017, do Executivo. A lei foi aprovada pela Câmara de vereadores e, com isso, os servidores voltaram à escala de 24 horas trabalhadas por 72 horas de descanso.


Fotos Relacionadas