Prefeitura vai construir Canil Municipal

06/10/2005 14:07:42 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé, através do Fundo Municipal de Assistência aos Animais e da Secretaria Municipal de Obras, já está elaborando o projeto de construção do Centro de Recolhimento de Animais, que vai funcionar em um área de 10 mil metros quadrados, no local onde era o antigo Horto. De acordo com o gestor do Fundo, Élcio Pontes, a obra já está incluída no orçamento do ano que vem. “Dentro do Centro, vai funcionar o Canil Municipal, onde ficarão abrigados os animais abandonados”, explicou.

De acordo com o gestor do Fundo, a prioridade do projeto é diminuir o índice de cães e gatos sem donos nas ruas da cidade. “A idéia é recolher estes animais, que vão receber tratamento médico e serão esterelizados. Vamos montar um centro de adoção e doação de animais, promovendo também uma grande campanha de conscientização da comunidade”, explica Élcio Pontes. Paralelo ao Canil, o Fundo estuda a melhor forma de promover o cadastramento de todos os animais do município, incluindo os cavalos, usados em carroças.

“Desta forma, teremos como cobrar dos donos quando um animal for encontrado solto nas ruas. Este animal será recolhido, levado para o Canil Municipal, e o dono poderá até pagar uma multa por não cuidar bem do bicho”, explicou o gestor do Fundo. Além do Canil, o Centro de Recolhimento vai abrigar o Centro de Controle de Zoonozes, Centro de Triagem e Atendimento a Animais Silvestres, e um Centro veterinário, com ambulatório e centro cirúrgico. De acordo com Élcio Pontes, por se tratar de um Fundo, o órgão não vai precisar depender apenas dos recursos do município. “Podemos fazer diversas parcerias para captação de verbas, inclusive com a iniciativa privada”, comentou.