Prefeitura vai construir estação de esgoto para despoluir a Lagoa

31/08/2005 15:56:34 - Jornalista: Catarina Brust

Durante o Seminário Lagoa de Imboassica – Buscando Soluções, realizado nesta terça e quarta-feira (30 e 31) no Colégio Estadual Luiz Reid, o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, anunciou que a prefeitura de Macaé vai construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Vivendas da Lagoa. O projeto prevê que a ETE vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas, moradoras do Novo Cavaleiros, Morada das Garças, Vivendas da Lagoa e São Marcos. Com isso, o secretário acredita que o problema da poluição na Lagoa de Imboassica diminuirá consideravelmente.

O secretário de Meio Ambiente afirmou que é questão de honra para o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, a despoluição da Lagoa de Imboassica. “Ele compreendeu a necessidade de obras e já autorizou a construção da ETE que beneficiará 10 mil pessoas. Dentre os problemas que a Lagoa enfrenta, como o controle de nível e o esgoto doméstico, elegemos o esgoto como prioritário”, disse, acrescentando que a secretaria de Obras (Semob) está estudando o melhor local para a construção.

O Mirante da Lagoa também não foi esquecido. Segundo Fernando Marcelo, a Feema e o Ministério Público estudam junto às empresas – que precisam do licenciamento ambiental para trabalhar com a Petrobras – uma contrapartida que inclua a canalização do esgoto do Mirante da Lagoa. “A estação de tratamento localizada na Fazenda Mutum que serve às empresas, passará a receber também o esgoto do Mirante da Lagoa”, explicou.

Durante o seminário, o secretário de Meio Ambiente ressaltou que a solução do problema da Lagoa de Imboassica é um desafio que deve ser superado em conjunto, com a participação de toda a comunidade. “Nós teremos um evento no mês de outubro para compor ações necessárias para a Lagoa. A Central de Tratamento de Esgoto que está sendo construída na Linha Verde vai possibilitar também a despoluição da Lagoa”, disse.