Presidentes de associações de moradores participam de reunião sobre o Plano Diretor

12/05/2005 11:14:21 - Jornalista: Catarina Brust

O coordenador do Plano Diretor de Macaé, Hermeto Didonet, reuniu-se nesta terça-feira (10/5), com os presidentes de associações de moradores de Macaé, no Paço Municipal da prefeitura. O encontro foi realizado para apresentar o que é, como será elaborado e os benefícios que o Plano Diretor vai proporcionar ao município. Os presidentes das associações foram convidados a participar do lançamento do plano no próximo sábado, dia 14, às 11h, na praça Washington Luís.

O evento contará com a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Durante a reunião, Hermeto falou sobre Macaé, como a cidade cresceu nos últimos anos e a necessidade de reorganizar os espaços urbanos e rurais do município.

- Estamos vivendo um novo governo, com idéias novas, que está preocupado com o futuro e o crescimento ordenado do município. Nós vamos ter a oportunidade de pensar a cidade. Idéias vão fluir da comunidade, através da legitimidade de seus representantes que vão ter a oportunidade de construir um novo marco regulatório, que vai ser transformado em Lei – disse Hermeto, referindo-se ao Plano Diretor.

O coordenador ressaltou a importância da participação dos representantes das associações de moradores como multiplicadores e divulgadores para as comunidades do processo de elaboração da nova Lei. Para que os presidentes e outros representantes de associações de moradores possam participar efetivamente de todo o processo, foi programado um Curso de Capacitação para a construção do Plano Diretor de Macaé.

- O curso será realizado em módulos, e proporcionará a compreensão de como funciona a administração municipal: o orçamento, as políticas públicas, os fundos municipais, os serviços públicos, emprego e renda, etc. Além disso, teremos um módulo direcionado ao Plano Diretor. Os objetivos e metas, como participar, o cronograma dos eventos, etc. Conhecendo melhor o governo será mais fácil para vocês fazerem uma gestão melhor para a comunidade – disse o coordenador.

A data do curso ainda não foi marcada, mas ficou decidido que cada associação poderá enviar até três representantes. Oficinas nos bairros serão realizadas posteriormente, para que a população conheça melhor como vai poder participar do Plano Diretor de Macaé.