Processo seletivo do CAp-FUNEMAC será neste domingo

04/11/2013 17:09:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

O processo seletivo para admissão de alunos para o ano letivo de 2014 do Colégio de Aplicação (CAp), da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), da prefeitura, será realizado neste domingo (10), das 9h às 13h, na Cidade Universitária. Os candidatos aptos, munidos do cartão de confirmação, serão submetidos à prova nas seguintes disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática e Redação, com duração de quatro horas. Os portões serão abertos às 8h e a entrada no local será, no máximo, até às 8h30min – a partir desse horário o acesso às salas não será permitido.

O gabarito será divulgado pelo site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br, no dia seguinte à prova, segunda-feira (11), às 11h. Aos candidatos e seus responsáveis será concedido o direito à revisão das questões e à vista da prova de redação em conformidade com o seguinte calendário: pedido de revisão das questões da prova, de 12 a 14 de novembro; resultado da revisão, dia 26; divulgação do gabarito oficial em 28 de novembro; vista da prova de Redação, de 5 a 10 de dezembro; divulgação do resultado final em 17 de dezembro, seguindo rigorosa ordem de classificação de forma decrescente de notas.

O CAp-FUNEMAC está oferecendo 60 vagas para a 1ª série e 10 vagas para a 2ª série, ambas do Ensino Médio. De acordo com o edital, divulgado pela Superintendência Acadêmica, as vagas serão disponibilizadas da seguinte forma: para os candidatos à 1ª série do Ensino Médio, 80% para alunos oriundos da rede pública municipal; e 20% para alunos de outras instituições. Para os candidatos à 2ª série do Ensino Médio, 80% para alunos oriundos da rede pública; e 20% para alunos da rede privada.

Concorrem às vagas oferecidas os candidatos inscritos que preenchem os seguintes requisitos: para a 1ª série do Ensino Médio, candidatos que em 2013 tenham ou estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e nele venham a ser aprovados sem dependência; 2ª série, os candidatos que em 2013 tenham concluído ou estejam cursando a 1ª série do Ensino Médio e nele venham a ser aprovados sem dependência. As inscrições foram feitas de 19 de agosto a 18 de setembro deste ano e foram inscritos 778 alunos. A listagem com os candidatos aptos a participarem da seleção de admissão foi publicada no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) no dia 26 de setembro último. Os aprovados no processo seletivo vão receber livros didáticos, carteira de transporte e merenda escolar.

O CAp-FUNEMAC funciona com Ensino Médio em tempo integral e se tornou modelo na região de um projeto-piloto que visa ao fortalecimento do ensino e à preparação dos alunos da rede municipal para o ingresso no ensino superior. Atualmente, o colégio tem 200 alunos, sendo 80% provenientes da rede pública de ensino.

Além disso, o CAp funciona com diversas oficinas ministradas no contraturno, que são eletivas e escolhidas no início do ano letivo. Entre elas estão Xadrez, Relações Gênero, Diversidade e Sexualidade, Música, Teatro, Coral, Desenho Artístico, Jornal, Educação Financeira, Informática Educativa e Música Eletrônica. O espaço também inovou com a inserção das disciplinas “História no Cinema” e “História do Negro na Música”.

A Cidade Universitária de Macaé está localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, nº 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.