Procon acompanha as mudanças da Caixa

15/09/2005 14:31:34 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A equipe da secretaria de Defesa do Consumidor (Procon) de Macaé recebeu a visita do gerente geral da Caixa Econômica Federal de Macaé (CEF), Roberto Rodrigues Amares. O gerente foi repassar ao secretário Eraldo Viana Sant’Anna que a Caixa está intensificando o uso do Conectividade Social – meio que facilita a vida do empregador e do empregado ao possibilitar conexão direta à Caixa para envio eletrônico de informações necessárias à base de dados do FGTS.

Segundo Eraldo, são muito bem vindas as ações que beneficiem o trabalhador, que também é um consumidor. Neste caso, as alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado também podem ser feitas via internet, pela conectividade. A partir das informações de rescisão de contrato de trabalho, prestadas pelas empresas e entidades homologadoras (sindicatos ou DRT) serão informados os valores devidos para pagamento aos trabalhadores, automaticamente. Dessa maneira, o consumidor comparecerá à Caixa uma única vez para a efetivação do saque.

Para o gerente Roberto Amares, essa mudança de sistemática também confere modernidade e mais segurança ao Fundo de Garantia, já que combate a possibilidade de ocorrência de irregularidade na documentação de dispensa do funcionário pela empresa. “É a aplicação da Tecnologia da Informação na geração de benefícios para os contadores, empresas, sindicatos e, principalmente, trabalhadores ou consumidores”, explica.

Ele ainda comunicou ao Procon-Macaé, que para se ter idéia da real dimensão dessa sistemática de pagamento, a CAIXA registrou que no mês de julho, em todo o Brasil, foram feitos 233.600 pagamentos de FGTS por esse novo sistema, desobrigando milhares de trabalhadores de comparecer às agências pelo menos duas vezes.