Procon e Vigilância Sanitária orientam formandos de curso de beleza

30/05/2018 08:58:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Os formandos tiveram noções de práticas de vigilância sanitária e direitos e deveres na relação de consumo

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, em parceria com a Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), realizaram, nesta terça-feira (29), palestras para formandos dos cursos de beleza, entre eles o de cabeleireiro, manicure, barbeiro e designer de sobrancelha. O objetivo foi orientá-los sobre a atuação futura no mercado de trabalho. Ao todo, são 152 profissionais que receberão seus certificados no dia 6 de junho.

Os alunos receberam informações sobre deveres e direitos dos fornecedores e consumidores; doenças como Hepatite B e vacinação antitetânica; biossegurança; legislação sanitária e uso de Equipamentos de Segurança e Proteção (EPIs).

- Queremos possibilitar para esses novos profissionais uma formação mais completa, para que eles possam atuar com informações importantes que irão utilizar em seus locais de trabalho ou até mesmo em seu próprio negócio - explicou a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes.

A palestra, apresentada pela fiscal do setor de Farmácia da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, Tânia Mara Aguiar, compartilhou aspectos da legislação vigente e a importância da adoção de cuidados com a saúde.

- É fundamental, ainda, que esses profissionais fiquem atentos ao uso de EPIs. Usem luvas, máscaras e adotem hábitos como a utilização de materiais descartáveis, higienização, descontaminação, desinfecção e esterilização de materiais - acrescentou.

O procurador Adjunto do Procon Macaé, Carlos Fioretti, agradeceu ao convite e informou que a intenção deles é levar informações sobre Direitos e Deveres para Fornecedores e Consumidores a todas as secretarias, para que os servidores tenham noções básicas sobre o assunto.

A palestra foi apresentada pela integrante da equipe do Procon, Ully Haschimoto, que expôs pontos importantes do Código de Defesa do Consumidor (CDC); Direitos e Deveres dos Fornecedores e Consumidores. Ela informou também sobre a importância da emissão da nota fiscal, formas de pagamento, publicidade, promoções, entre outras informações.

- A prefeitura, por meio do Procon Macaé, elaborou uma cartilha como forma de orientar as empresas/fornecedores sobre o respeito ao direito do consumidor como uma ferramenta de sucesso empresarial e também de cumprimento da lei. Esse guia será fornecido para todos os participantes, além de material explicativo - disse Ully.

Serviço - Mais informações sobre cursos oferecidos pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderão ser obtidas pelos telefone (22) 2762-4740, 2796-1714 e 2762-4025.

Já os interessados em participar das capacitações oferecidas pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária poderão entrar em contato pelo telefone: (22) 2762-0935, e-mail visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede localizada na rua José de Aguiar Franco, 2150 - Costa do Sol.

Os consumidores poderão tirar suas dúvidas e buscar orientação no Procon Macaé, que funciona no Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), na avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, térreo, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são (22) 2762-0057 / 2796-1091 / 2796-1068 e 2759-0801 e o e-mail é procon@macae.rj.gov.br.


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