Professora Rossana Britto que fez palestra no Solar dos Mellos visita região serrana

21/07/2005 15:17:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A região serrana de Macaé recebeu na quarta-feira, 20, a visita da professora Rossana Britto, graduada em História e em Direito, mestra em História Moderna e Contemporânea e pesquisadora da UFF. A professora esteve em Macaé a convite da Secretaria de Acervo e Patrimônio e brindou a sociedade macaense com uma importante palestra no Solar dos Mellos, na terça-feira, com o tema “Saga de Pero do Campo Tourinho”, o primeiro processo da inquisição no Brasil, que foi assistida por professores, pesquisadores e historiadores macaense, despertando o interesse de todos os ouvintes.

A visita da professora Rossana Britto à região serrana de Macaé foi acompanhada pela historiadora Conceição Franco e pela professora Ieda Moraes, da Fafima. Na serra, a professora visitou locais históricos e conheceu os arquivos da Aldeia de Santa Rita, no sertão do Rio Macaé, que faz parte do acervo da Paróquia de Nossa Senhora das Neves, em Trapiche.

Encantada com as belezas naturais da região serrana, Rossana Britto disse que essa primeira visita foi a trabalho, mas que voltará em breve a Macaé não só para conhecer sítios históricos, mas para passear e vivenciar as belezas que a serra macaense oferece.

Na próxima segunda-feira, 25, a professora estará novamente no Solar dos Mellos, Museu de Macaé, com uma nova palestra, desta vez com o tema “Geo-história aplicado nos aldeamentos jesuíticos do Rio de Janeiro”.