Professores: inscrições abertas para prêmio

21/08/2017 12:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão/Arquivo Secom

Professores que querem relatar práticas pedagógicas inovadoras devem se inscrever

Professores que atuam na Educação Infantil, primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede municipal podem se inscrever até sexta-feira (25) para o prêmio Professores do Brasil. O cadastro pode ser feito pelo endereço eletrônico premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

O município é reconhecido por contar com professores que ganham prêmios de âmbito federal como na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e no Jovem Cientista.

A premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), dedicada aos que atuam na educação básica, que desejam relatar práticas pedagógicas. Os participantes poderão ser selecionados para etapas estadual, regional e nacional.

O objetivo da 10ª edição do concurso é estimular a reflexão e troca de experiências, reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula. O resultado final será divulgado no dia 7 de dezembro.

Etapas -. Para este ano, são esperadas 15 mil candidaturas no país. Aqueles selecionados na categoria: Temáticas Especiais, terão entre os prêmios, uma viagem de sete dias a Londres (Inglaterra), onde participarão de atividades educativas, interativas, palestras e visitas a museus. Na fase estadual serão escolhidos 162 vencedores. Os ganhadores receberão homenagens pelo desempenho no estado que representa.

No caso da premiação especial, serão reconhecidos até 14 educadores dentro dos 162 destaques da etapa estadual. Além disso, os 30 classificados da etapa regional receberão R$ 7 mil, mais uma viagem de oito dias à Irlanda, na Europa, onde vão participar de uma capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As escolas dos classificados da etapa regional receberão placas comemorativas e ganharão equipamentos de informática atualizados com softwares de conteúdo educacional.

A viagem a Londres, com todas as despesas pagas, será concedida ao autor do melhor projeto, em sala de aula, que tenha como foco o estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação. Já os responsáveis pelas melhores atividades sobre uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional ganharão R$ 5 mil cada (até três projetos).

Paralelamente, até cinco professores de Educação Física no país que apresentarem relatos de destaque dentro da área de esportes como estratégia de aprendizagem, terão uma visita de um dia ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo. A premiação também se estende a seis professores, cujas práticas pedagógicas apresentem estratégias de reflexão e ação quanto à conservação e uso consciente da água.


Fotos Relacionadas