Profissionais da Saúde participam de oficina de qualificação

19/03/2019 18:28:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Participaram profissionais do Nasf, enfermeiros das ESFs e agentes comunitários de saúde

A Secretaria Adjunta de Atenção Básica, por meio da Coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou, nesta terça-feira (19), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária, a 1ª Oficina de Qualificação do Processo de Trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB).

Na oportunidade, foram a apresentadas as diretrizes oficiais do NASF, além da discussão das principais ferramentas e estratégias de ação propostas para os profissionais que atuam neste serviço.

O evento contou com a presença de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde, a oficina acontece a partir de questões que foram surgindo no que se refere ao processo de trabalho do Nasf. "Com isso, surgiu o desejo de uma interlocução com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, no sentido de obter respostas a essas questões, dando início a essa parceria na construção desta ação", disse.

Participaram da oficinas os profissionais do Nasf, enfermeiros das unidades de Estratégia Saúde da Família e agentes comunitários de saúde.

Nasf - O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Os núcleos configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família.

As áreas estratégicas para a realização das atividades do Nasf são as atividades físicas/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/do adolescentes e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.