Profissionais de Educação têm cursos de Robótica e Professor Inovador

11/09/2020 09:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print screen

Plataformas virtuais são utilizadas para a realização dos cursos online e troca de experiências

O programa #InovareAprender está oferecendo cursos online de Robótica Educacional e Professor Inovador, que seguem até dezembro em plataformas específicas. Direcionado aos profissionais da educação, o curso de Robótica Educacional tem a proposta de capacitar para a utilização de um conjunto de ferramentas de baixo custo, prover um ambiente educacional composto por robótica e desenvolvimento de games. Já o “Professor Inovador” apresenta atividades como experimentação e tutorias online com aulas, e-books/referências, curadoria, videoaula e fórum de discussão com a proposta de destacar produção colaborativa junto ao uso de softwares gratuitos e ferramentas inovadoras.

Baseada em linguagem de blocos e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação é apoiada na metodologia do aprendizado de problemas e construção de atividades maker e é ministrada através da plataforma moodle. A programação segue, além do BNCC, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O “InovareAprender” estende suas ações para o Canal do YouTube com lives e encontros que destacam as experiências da robótica durante a suspensão das aulas presenciais e relatos sobre a preparação para competições e ações desenvolvidas no programa. A formação e os encontros também se destacam nas páginas do programa no Instagram e Facebook.

O laboratório "#inovareaprender" oferece atendimento específico aos educadores, alunos e universitários com cursos, oficinas, programação e experiências com protótipos e pesquisas.