Profissionais realizam capacitação sobre influenza e meningite

12/06/2019 17:05:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Participaram da ação cerca de 120 pessoas, entre médicos, enfermeiros e residentes

Com a proposta de discutir o manejo clínico que, feito da forma padronizada e correta auxilia na identificação e no tratamento das doenças, a Secretaria de Saúde do município realizou, na manhã desta quarta-feira (12), no auditório da Prefeitura de Macaé, uma ação de capacitação para médicos e enfermeiros da rede municipal. A ideia foi definir o fluxograma de pacientes com suspeita de influenza e meningite.

Participaram da ação cerca de 120 pessoas, entre médicos, enfermeiros e residentes, que atuam no Hospital Público Municipal (HPM), Estratégias Saúde da Família (ESF), Casa da Vacina, entre outras unidades.

De acordo com o médico infectologista da rede municipal e também palestrante, André Luiz Faria, o encontro proporcionou aos profissionais maior segurança no manejo.

"Nessa época do ano, em que há maior incidência de casos de meningite e influenza em todo o país, encontros como esse proporcionam subsídio aos profissionais e aproximam o hospital da Atenção Básica. O diálogo fica fortalecido e o atendimento mais dinâmico e esclarecido", destacou o médico.

A gerente municipal de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, falou sobre a importância de seguir protocolo de manejo clínico. "Durante o encontro explicamos como procede o fluxo na rede. Para atualizar essas questões internas, fazemos capacitação anualmente. Esse ano tem mais duas programadas", pontuou a gerente.

Já a coordenadora de vigilância epidemiológica, Liciane Furtardo Cardoso, destacou a importância da ação. "Quando há esse tipo de capacitação há, também, um encontro entre os profissionais de saúde lotados em diversas unidades. É quando todos falam a mesma língua e, com isso, proporcionam a multiplicação da informação", pontuou Liciane.


Fotos Relacionadas