Profissionais recebem selo que atesta Verificação Periódica dos taxímetros

16/09/2014 15:57:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

A verificação foi feita por membros do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro

Os taxistas que atuam em Macaé estiveram nesta segunda (15) e terça-feira (16) no setor de Cadastro e Vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana para a verificação periódica dos taxímetros. A aferição foi realizada por membros do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM), em cumprimento da legislação vigente (Portaria INMETRO Nº 201/2002). Desta forma, busca-se assegurar a fiscalização dos valores cobrados por este serviço na cidade.

Durante a vistoria, os funcionários do IPEM utilizaram um coletor de dados (palm top) para agilizar o processo, que levou apenas alguns minutos. É este aparelho que indica se o taxímetro está de acordo com as normas do INMETRO e se o funcionamento do relógio está regular, além de dados sobre a autonomia, o veículo, o proprietário e a data da última verificação, entre outros itens.

Além desta etapa, também é feita uma triagem dos documentos para saber se estão em dia. Os veículos ainda tem que percorrer um trecho determinado para checagem com relação à tarifa cobrada. O último estágio é a selagem de Vistoriado 2014.

- Estamos cumprindo a determinação para legitimarmos o nosso trabalho. Por isso, considero importante esta verificação – disse o taxista Carlos Eduardo Garcia.

O calendário para a inspeção periódica dos taxímetros na cidade seguiu a seguinte ordem: na segunda-feira, foram examinados os taxímetros dos veículos com final de placa 1, 2, 3, 4 e 5. Já nesta terça-feira (16), foi a vez da verificação dos taxímetros dos veículos com final de placa 6, 7, 8, 9 e 0.

Legislação - O não comparecimento para a vistoria e colocação do selo de para-brisa, será considerado como não cumprimento da legislação, estando o taxista sujeito a penalidade de multa. No entanto, o permissionário que não puder efetuar sua verificação no dia determinado, deverá requerer outra data para nova vistoria, desde que seja dentro do prazo estabelecido no calendário. A nova vistoria poderá ser feita no endereço citado para realização da mesma ou na Sede da Regional de Niterói, situada à Rua Professor Joaquim da Costa Ribeiro nº 31, Centro.

O pedido de prorrogação de prazo não autoriza o permissionário a prestar o serviço sem a devida verificação do taxímetro. Somente com o selo 2014 os usuários podem se certificar de que o taxímetro está operando de forma regular, de acordo com as normas previstas.


Fotos Relacionadas