Programa de Controle do Tabagismo do HPM será ampliado

29/08/2005 14:41:11 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Sonia Braga

O presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé e diretor superintendente do Hospital Público Municipal (HPM), o médico Aluízio dos Santos, anunciou na manhã desta segunda-feira (29), durante a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo, a ampliação do Programa de Controle do Tabagismo do HPM que irá abranger agora os pacientes internados.

Aluízio explicou que o projeto interno objetiva a abordagem de todos pacientes tabagistas que se internarem no hospital por qualquer motivo. “Uma vez identificados, eles serão acompanhados pela nossa equipe durante a internação e estimulados a parar de fumar”, disse.

A presidente da Comissão Executiva do Programa, a médica Cláudia Magaldi, ressaltou que a equipe é composta psicóloga, psiquiatra, assistente social e pneumologista. “Esses pacientes terão tratamento específico para o tabagismo e após alta hospitalar poderão continuar o tratamento no ambulatório do Porto (Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos), da Fundação de Ação Social”.

O Programa de Controle do Tabagismo do HPM foi implantado em 31 de maio de 2004, durante as comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco, visto que muitos dos profissionais da instituição eram tabagistas. A presidente da Comissão lembrou que um dos primeiros a aderir ao Programa foi o diretor superintendente, que diante das horas dentro da instituição, que se tornou área livre do tabaco, acabou largando o cigarro.


Campanha é bem recebida pela população

Durante todo o dia, os transeuntes na praça Veríssimo de Mello receberam folder e puderam obter mais informações sobre os malefícios do fumo. Muitas pessoas ficaram interessadas no Disk pare de fumar (22) 2772-2317.

A campanha foi uma iniciativa da prefeitura, através da Fundação de Ação Social (FAS) que acionou a equipe do Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto). A equipe aproveitou para divulgar as atividades do programa destinadas, não só a quem deseja parara de fumar, como ações também direcionadas ao combate ao alcoolismo e uso de drogas.