Programa de Resistência às Drogas realiza formatura

08/12/2016 16:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Cerimônia contou com a participação de 700 alunos integrantes do programa

Foi encerrada nesta quinta-feira (8), a etapa do segundo semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A programação realizada no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) foi marcada por entrega simbólica de certificados para cerca de 700 alunos do 5º ano da rede municipal. Em Macaé o programa que é desenvolvido pela Polícia Militar destaca a prevenção em relação a temas como bullying, violência e drogas.

A oportunidade contou com a integração de alunos das escolas municipais: Jacyra Tavares Duval, Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Ciep Municipal Maringá, Alvarez Parada, Leonel de Moura Brizola, Coquinho e Interagir. Durante a formatura também foram distribuídas medalhas para os alunos que se destacaram na produção de textos com foco para o Proerd. Iasmin Batista foi uma das ganhadoras. Entusiasmada com a medalha, ela conta que gostou muito de fazer parte das oficinas. "Aprendi que temos que ficar atentos a situações como abordagem de desconhecidos", conta a aluna da Escola Municipal Coquinho.

Acompanhado pela professora Thamyris Alcantâra, o aluno João Victor da Silva fez questão de mostrar a medalha. "Nunca mais vou esquecer do que aprendi no Proerd", conta o aluno da unidade municipal Alvarez Parada.

A solenidade contou com as presenças dos representantes da Polícia Militar, o sargento representante do Proerd, Alexandre Magalhães e o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Marco Aurélio Vollmer. "Sempre que se trata de segurança pensamos na essência da educação. Investindo no ensino de jovens teremos um país muito melhor. Este projeto é de grande valia para vida de todos os participantes, pois destaca questões que contribuem para formação da cidadania", ressaltou.

Para o representante do Instituto Federal Fluminense (IFF), Neto Severino Joaquim Correia, é uma honra o instituto receber a formatura do Proerd. "Ficamos felizes em sediar a solenidade do Proed, que conta com alunos e profissionais comprometidos, que também promovem a ronda escolar. Só gostaríamos de lembrar que esta dedicação deve permanecer, pois o IFF está de portas abertas aguardando os estudantes da rede municipal", observou.

A subsecretaria de Educação na Saúde Cultura e Esporte, Andrea Martins - que representou a secretária de Educação, Marilena Garcia -, agradeceu a parceria com a Polícia Militar. "A atividade marcou o semestre letivo dos nossos estudantes que devem levar esta riqueza de ensinamento para toda vida.A rede municipal também contou com o apoio da Polícia Militar junto ao programa Ação TranforAção, aplicado em escolas do 6º ao 9º ano com os objetivos de aumentar a inclusão social dos adolescentes e jovens, além de reduzir as formas de violência na escolas", pontuou.

Formatura contagia participantes - Em meio a aplausos, assobios e música oficial do Proerd, os estudantes se despediram dos instrutores José Francisco de Oliveira (subtenente), e Yassuda Kobayashi (sargento). No decorrer do segundo semestre, eles desenvolveram ações com foco voltado para responsabilidade como palestras, peças teatrais e dinâmicas com abordagens nos temas: bullying, violência e drogas, autoestima e escolhas de vida. "Temos muito orgulho de atuar no Proerde, pois além de promover uma troca de informações, facilita o reconhecimento do perigo do uso de drogas e outras situações. Junto com os professores e familiares de cada um dos estudantes construímos ponte em prol de um futuro cada vez melhor", explicou o sargento.


Fotos Relacionadas