Programa Saúde na Escola envia cartilhas para as escolas

09/06/2020 09:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Os informativos estão sendo repassados para os diretores das 106 escolas municipais

O programa Saúde na Escola (PSE), ação intersetorial da Secretarias de Saúde e Educação está disponibilizando materiais com dicas de prevenção ao Coronavírus e de como tornar a quarentena saudável, durante a suspensão temporária das aulas. Os informativos estão sendo repassados para os diretores das 106 escolas municipais, com a finalidade de ajudar os pais e responsáveis a estabelecer ações preventivas junto aos estudantes, respeitando cada faixa etária. Todas as abordagens são compartilhadas através de vídeos, cards, banners e sugestões de atividades, nas redes sociais dos espaços escolares (grupos de WhatsApp Facebook e Instagram) .

Para reforçar a comunicação, estão sendo firmadas parcerias com instituições da região, a exemplo dos professores da disciplina de "Saúde da Comunidade 1", do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé), que elaboraram uma cartilha sobre "Cuidados com as crianças na escola em tempos de Covid-19". O guia prático destinado à comunidade escolar exibe orientações que poderão nortear as ações futuras e a prevenção quanto ao Coronavírus no retorno das aulas.

Outros assuntos relevantes apresentados nos informativos são; combate ao Aedes aegypti, os cuidados com as emoções dos estudantes, saúde bucal e alimentação em tempos de quarentena, prevenção de acidentes, atividades em família, higiene, entre outros. A "Oficina PSE de Contação de Histórias" é fruto de outra parceria. O projeto conta com a atuação dos profissionais do projeto de extensão do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-campus Rio das Ostras). Coordenado pela doutora Mara Sizinho da Vitória, a oficina destaca reflexão e debates sobre as emoções, sobretudo os medos e as angústias durante o distanciamento social.

A previsão é que as escolas municipais também recebam da Coordenação da Odontologia da Prefeitura de Macaé material educativo sobre os hábitos e cuidados da higiene bucal. As dicas estão sendo elaboradas pela equipe de profissionais que atuam nas escolas atendidas pelo PSE com atividades como aplicação de flúor, escovação, consultas e orientações educativas.

Programa em 18 escolas

Em Macaé, o programa atende 18 escolas municipais e leva ações de combate a doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; e estímulo à cultura de paz e cidadania

O Programa Saúde na Escola foi instituído pelo Governo Federal com o objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações em promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens das redes públicas de ensino.