Programa Sem Fronteiras beneficiará famílias carentes

11/04/2005 11:03:19 - Jornalista: Mário Sérgio Santos

O Programa Sem Fronteiras, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, beneficiará cerca de 80 famílias, somando uma média de 160 adolescentes cadastrados no ano passado nos setores Rosa (Barra de Macaé/Ajuda) e Marron (Lagomar). A escolha dos setores se deu através do trabalho do Programa Macaé Cidadão, que apontou grande demanda nessas áreas.

A primeira reunião com as famílias beneficiadas aconteceu nesta quinta-feira, na Incubadora de Cooperativas Professor Antônio Alvarez Parada, no bairro da Ajuda .O próximo encontro está marcado para o dia 15, quando estes adolescentes passarão por uma conversa com psicólogos e assistentes sociais, para maior conhecimento das necessidades e direcionamento dos cursos a serem ministrados.

A ampliação do Programa Sem Fronteiras este ano conta com a participação das empresas offshores instaladas no município, além do comércio local que já vem participando do programa. Para participar o adolescente, deve estar matriculado na rede municipal de ensino e freqüentando a escola, como também participar das aulas de reforço aos sábados, quando for observado dificuldade de aprendizado, através dos profissionais que fiscalizarão o programa nas escolas e nas empresas empregadoras.

O supervisor do programa, Robério Fernandes, disse que o objetivo não é somente o de colocar o adolescente no mercado de trabalho, mas também o fazer o trabalho paralelo de qualificação profissionalização. Em breve acontecerá novo recadastramento para o programa. Os interessados devem ficar atentos, pois haverá a divulgação através da mídia local.